terça-feira, julho 19, 2016

Prefeitura regulamenta horários e dias de funcionamento para comerciantes

A partir do mês de agosto, comerciantes só poderão trabalhar no entorno da Praça Mandu Ladino de quinta a domingo, das 16h às 21h.
Definição de novos locais gerou bate-boca entre comerciantes e representantes da prefeitura

Prefeitura retira brinquedos infláveis do Quadrilhódromo e impõem horários e dias de funcionamento para comerciantes.

“Imposição”, essa foi a palavra mais utilizada pelos comerciantes que receberam a notícia da proibição de ocupar para fins comerciais a Praça Mandu Ladino, dada na tarde desta segunda-feira (18), por representantes da Prefeitura de Parnaíba.

A partir desta terça-feira (19), está proibido qualquer atividade comercial, na Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo). A Prefeitura Municipal de Parnaíba, determinou que brinquedos infláveis, carros de lanche e qualquer outra atividade comercial, deverá ser realizada em um espaço pré-determinado e com horário limitado.

Equipe da Prefeitura de Parnaíba reuniu comerciantes para avisar sobre novas regras de utilização do entorno da praça.

Segundo os representantes da Prefeitura de Parnaíba, identificados como Márcia e Juarez, ou os comerciantes aceitavam a proposta da prefeitura ou a outra saída seria a ordem de desocupação da praça emitida pelo Ministério Público.
Em diversos momentos os ânimos se exaltaram 

Ainda segundo um dos representantes da Prefeitura, a medida foi tomada após um abaixo-assassinado de frequentadores da Praça.

A Prefeitura de Parnaíba determinou que a partir desta terça-feira (19), o comércio realizado na praça Mandu Ladino será deslocado para o lado da calçada do “Castelo de Tor”, e só poderá acontecer de quinta a domingo, no período das 16h às 21h. Exceto no mês de julho, onde será permitido o comércio, todos os dias da semana, porém dentro do horário estipulado.

Equipe da prefeitura levou cada grupo de comerciantes para conhecer os espaços delimitados

A decisão não agradou os comerciantes, pois findado o mês de julho, os mesmos ficarão proibidos de vender seus produtos, nos dias de segunda, terça e quarta.

Espaço destinado aos trailers fica em frente ao estacionamento do Castelo de Eventos

O espaço para trailers inicia na linha branca até o final do estacionamento do Castelo de Eventos

Fora a limitação de horários, a prefeitura delimitou espaços para cada atividade. Ambulantes ficarão em frente à calçada do Castelo de Tor; Carros lanche (trailer) ficarão em frente o estacionamento do Castelo e, brinquedos infláveis além do pula-pula, deverão ser instalados próximo a pista de skates, na praça anterior ao Quadrilhódromo.
Espaço reservado para brinquedos infláveis

Espaço reservado para pula-pula

Questionado pela apresentação do abaixo-assinado solicitando a retirada dos vendedores da praça, o funcionário da Prefeitura identificado como Juarez, não apresentou o mesmo, momento em que os comerciantes prometeram colher abaixo-assinado dos pais de crianças e outros frequentadores, para a continuidade dos brinquedos na praça.
Comerciantes questionaram o "abaixo-assinado" que a prefeitura diz ter recebido

Início da área para trailers

Além da limitação de dias e horários, os comerciantes ficarão ainda impedidos de trabalhar, quando houver eventos no Castelo de Tor, pois, na nova configuração dos locais permitidos, os comerciantes ocupam toda a frente do empreendimento, inclusive a área do estacionamento. Nos horários estipulados pela Prefeitura de Parnaíba, a rua ficará fechada para o trânsito de veículos.

Durante o pré-cadastro, comerciantes denunciaram a presença de pessoas alheias ao dia a dia da praça mas que ja sabiam da informação de delimitação de espaços

“Eles estão totalmente perdidos, eles querem separar área de lazer da área de lanches, em qualquer lugar que tenha praça você junta o lazer com o lanche, eles querem deixar a praça só pras pessoas andarem e um outra para o lanche, ninguém vai deixar de ficar na praça para ir lá do outro lado lanchar”, “isso aqui que eles estão fazendo é ilegal, como que eles querem que as pessoas só trabalhem de quinta a domingo, isso não existe. E os outros dias? Eles vão pagar pra gente ficar em casa? Eles vão pagar o dinheiro que a gente vai deixar de ganhar? ” Declarou um dos comerciantes que possui um food truck, (uma espécie de quiosque móvel).
Comerciantes já reservando espaços para seus equipamentos de comércio

“Nós temos contas pra pagar, eles estão tirando os pais de família de segunda a quarta pra entregar para os drogados, porque nós damos vida à praça, sem a gente você vai ver o tanto de drogado fumando crack vai ter na praça” Alertou uma ambulante que vende creps.
Comerciantes já reservando espaços para seus equipamentos de comércio

Os comerciantes prometeram a partir desta terça-feira (19) colher assinaturas para permanecerem em seus locais originais, cobraram a apresentação da suposta lista solicitando a saída dos mesmos e, denunciaram que pessoas estranhas, que não fazem parte dos comerciantes usuais já estariam nesta reunião, sabedores dos locais pré-determinados pela Prefeitura de Parnaíba.
Prefeitura delimitou previamente as áreas permitidas para os comerciantes

Início da área de trailers e final da área de ambulantes fica em frente ao Castelo de Tor. Em dias de eventos o comércio será proibido.

Por: Bruno Santana / Tribuna de Parnaíba

Nenhum comentário: