terça-feira, junho 14, 2016

Câmara Territorial de Tecnologia e Informação é lançada em Parnaíba

A nova Câmara será articulada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).
A eleição para a criação da Câmara Territorial de Tecnologia e Informação da Planície Litorânea, em Parnaíba, foi realizada na última sexta-feira (10). O objetivo da iniciativa é aproximar governo, empresas e academia. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) é o órgão responsável por articular a nova Câmara, que é um braço da Câmara Setorial de Tecnologia, Informação e Comunicação no Estado.

A eleição foi presidida pelo presidente da Câmara Setorial Estadual, Anderson Soares e acompanhada pelo diretor da Unidade de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico da Sedet, Tiago Ribeiro. Participaram ainda o prefeito do município de Parnaíba, Florentino Neto; o prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val; empresários; representantes da academia e de órgãos estaduais e federais.

De acordo com o diretor da Unidade de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, Tiago Ribeiro, a estrutura do Polo de Tecnologia e Informação de Parnaíba está bastante organizada e deverá servir de modelo para os polos que serão instaladas em Teresina e Picos. “Percebemos que aqui está tudo bem alinhado e com uma grande estrutura montada. Sou pesquisador na área de biotecnologia e sei da importância dessa união. Temos que aproveitar esse momento, a câmara de TI é a que está mais modelada, então o que estamos buscando é realmente contribuir, seja no setor privado, seja na academia e no governo”, pontuou o diretor.

Para o presidente da Câmara Setorial de Tecnologia, Informação e Comunicação, Anderson Soares, este é um momento histórico, já que há bastante tempo isso é trabalhado em diversas ações. Ainda de acordo com ele, a ideia é que esses três polos fiquem bastante fortes, trabalhando em consonância para uma maior aproximação dessas três áreas. “A Câmara era apenas um discurso antigo, mas que agora se concretiza de verdade. Então é bastante importante, que agora se tenha um consenso para manter o grupo forte, unir os públicos alvos, de forma que se acredite que aquela informação apresentada é de conhecimento de todos. Que os projetos sejam os mesmos nos três polos, para que ocorra essa consonância nas ações. O ideal é que se caminhe todos juntos, pois a tecnologia da informação aqui no Piauí é bastante unida”, disse Anderson Soares.

Para o representante da academia, professor do IFPI, Wilson Neto, a visão de TI para as empresas configuram-se como estratégia. “Se você investe em TI na sua empresa, no governo ou em qualquer setor ,você está investindo em estratégias de fortalecimento. Ganhando mais dinheiro e conquistando novos mercados”, disse o professor.

Ainda em sua fala, o professor destacou que os grandes países e as grandes empresas mundiais investem em TI e que o investimento do Estado em TI resulta na integração entre empresas, academia e o próprio Governo. "Fortalecer a TI é dar um passo pro futuro pra fazer um estado mais forte, com empresas e academias mais fortes. E ver aqui representantes do legistativo, executivo, das empresas e academias é uma alegria, pois todos ganham com isso. O governo, por exemplo, conseguirá mais beneficio para a sociedade, a academia conseguirá mais estímulo para o desenvolvimento da ciência, o que torna isso este momento extremamente importante", finalizou o docente 

Por Márcia Rocha

Nenhum comentário: