segunda-feira, abril 18, 2016

UFPI leva o cinema às escolas de ensino médio do município de Parnaíba

Escolas públicas de Parnaíba são as beneficiárias do projeto.


O projeto é executado em escolas
públicas de Parnaíba.
Com o objetivo de construir um diálogo com os estudantes do ensino médio sobre a produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, integrantes do Curso de Pedagogia e do Departamento de Ciências, Educação e Desporto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba), realizaram o projeto de extensão “Cinema-Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI”.

Em parceria com a 1ª Gerencia Regional de Educação (GRE) e apoio das escolas estaduais do Piauí, o projeto que é coordenado pelo Prof. Dr. Samuel Pires Melo, está sensibilizando alunos do ensino médio de Parnaíba a serem agentes de transformação social, por meio da sétima arte.


O documentário "Hiato" foi exibido
nos primeiros dias de encontro
Nas primeiras exibições, os filmes foram escolhidos pelos discentes bolsistas e os coordenadores que focaram na importância de debater a realidade social existente entre diferentes categorias. Assim, o documentário Hiato fez parte do resultado do debate a ser levado às escolas. A estratégia de atuação se dá com a apresentação do Projeto e de sua equipe seguida da exibição do filme. Após o término de cada exibição, acontece um bate papo dinâmico sobre o tema abordado.

No mês de abril já foram realizadas três exibições nas escolas estaduais Senador Chagas Rodrigues, Jeanete Souza e João Silva, perfazendo um público total de cerca de 400 discentes do ensino médio.

Segundo o coordenador do Projeto, Samuel Pires, adentrar as escolas de ensino médio de Parnaíba é uma oportunidade de romper os muros invisíveis entre a UFPI e as comunidades, pois essas primeiras ações significam uma desconstrução sobre os outros, desde o local ao global.

Nenhum comentário: