sábado, abril 04, 2015

Paixão de Cristo: Um homem chamado Jesus

Grupo PES apresentou em Parnaíba, "Um homem chamado Jesus" com a participação especial de Ricco Lima e Flávia Viana

A esposa de Pilatos pede para ver as mãos do governador,
que segundo ela, viu em sonhos que as mãos do marido estavam
sujas com o sangue de Jesus. Essa imagem passou a
atormentar o estadista, levando-o ao suicídio.
Cena interpretada por Flávia Viana e Ricco Lima
O Grupo PES (Perseverança no Espírito Santo), da paróquia de São Sebastião em Parnaíba - PI realizou na noite dessa sexta-feira, mais uma apresentação da peça teatral, ``Um Homem Chamado Jesus``.

Há 21 anos que o grupo Perseverança no Espírito Santo apresenta o espetáculo teatral, Um Homem Chamado Jesus, espetáculo que narra à vida, as pregações e à morte de Jesus cristo.

O espetáculo apresentando nessa sexta-feira santa (03), contou com a presença dos atores globais: Rico Lima e Flávia Viana, além de uma grandiosa estrutura, fazendo dessa versão do espetáculo a maior, estruturalmente falando.

A estrutura contou com um telão que reproduziam em tempo real toda a encenação da vida e morte de Jesus Cristo. O som de altíssima qualidade, juntamente com os efeitos especiais gerados por canhões de luz, fazia-nos remeter há 2.000 anos atrás, e constatar a enorme crueldade do ser humano e os horrores por quais passou Jesus Cristo, nas mãos dos seus algozes.

Resumir o espetáculo em uma única palavra é impossível. Com certeza, a nossa impressão foi à mesma das centenas de pessoas presentes ao teatro a céu aberto, montado ao lado da Igreja de São Sebastião. Independentemente de credo, raças e crenças pessoais, todos foram unânimes em qualificar o espetáculo como o mais emocionante de todos e, eu, particularmente, concordo com as opiniões do público presente, que, mesmo debaixo de um verdadeiro diluvio não arredou pé e curtiu a apresentação do espetáculo até o final, que, diga-se de passagem, foi um dos mais espetaculares de todos os tempos, quando o ator, que interpretou Jesus, foi elevado, por trás de uma arvore, com a ajuda de um dos caminhões da Eletrobras, causando um efeito impressionante.


Resumo da Encenação da Paixão de Cristo


A Paixão de Cristo narra às últimas doze horas da vida de Jesus. Todo o enredo tem inicio com a tentação do demônio ao filho do Homem, para que ele abdicasse de todas as dores que iria sofrer, pois a humanidade não merecia tanto sacrifico.

O enredo continua com a última ceia que Cristo teve com os seus doze apóstolos. Nessa ceia Cristo revela que será traído e aponta o traidor com sendo Judas Iscariotes, entregando a ele um pedaço de pão com vinho. Logo em seguida, Cristo para mostrar que a humildade é uma virtude a ser seguida, lava os pés de todos os seus seguidores, e recomenda que todos façam o mesmo entre si.

Jesus e seus seguidores vão ao jardim de Getsémani para orar. Depois de ter sido traído por Judas Iscariotes, Jesus é preso no jardim e levado de volta para Jerusalém onde o líder dos fariseus o confronta com acusações de blasfêmia. Ele é condenado à morte pelos líderes religiosos e pelo povo.

Jesus é levado à presença de Pôncio Pilatos? esse ano interpretado pelo ator global Rico Lima, o Governador Romano, que tinha o poder de condenar ou libertar Jesus da morte certa pela crucificação. Pilatos vivia momentos difíceis em sua vida política e ele não queria criar conflitos com os lideres religiosos da época que clamavam pela condenação de Jesus. Numa atitude de tentar livrar-se do problema, Pilatos passa a responsabilidade de julgar Jesus ao Rei Herodes. No entanto, Herodes não vê motivos para julgar um homem que não aparentava perigo algum mandando Jesus de volta para Pilatos. Sem alternativas, Pilatos então decide dar ao povo a decisão de soltar Jesus ou Barrabás, um ladrão e assassino cruel. O povo decide-se por condenar Jesus à morte.

Jesus é entregue aos soldados Romanos que o espancam brutalmente, além de ridiculariza-lo. Jesus então é levado de volta a presença de Pilatos, que apresenta Jesus para multidão enfurecida e sedenta pela sua morte. Pilatos então lava as suas mãos, numa atitude de tentar livra-se da responsabilidade e ordena que seus soldados façam com Jesus o que a multidão queria. 

Jesus. em mais um momento de humilhação. é obrigado a levar sua própria cruz pelas ruas de Jerusalém até o Gólgota, que seria seu calvário final. Jesus é pregado na cruz e percebe que seu Pai celestial o abandonou, por causa do pecado do mundo que Jesus carregou em si mesmo. Depois de muitas horas e sofrimentos, Jesus proclama que está tudo consumado, e olhando aos céus balbucia suas últimas palavras: "Pai, nas tuas mãos eu entrego o meu espírito".










Fonte: Walter F Fontenele/Portalphb

Nenhum comentário: