sexta-feira, abril 03, 2015

Faltando poucas horas para começar o espetáculo Paixão de Cristo, atores fazem ensaio emocionante

Flávia Viana e Ricco Lima protagonizam cenas emocionantes
do julgamento de Jesus Cristo
Ensaiam, param, retomam a cena novamente. Durante 21 dias seguidos, essa foi a rotina de trabalho do elenco que compõe o espetáculo Paixão de Cristo: um homem chamado Jesus, da Paróquia de São Sebastião, da cidade de Parnaíba (PI). A história bíblica mais importante para os cristãos será recontada hoje à noite por mais de 200 atores, entre personagens principais, coadjuvantes e figurinistas. (Veja  no final dessa matéria mais fotos dos bastidores do ensaio de ontem à noite).

Este ano o espetáculo completa 21 anos, sendo que uma das grandes novidades é a participação especial dos atores Ricco Lima, da novela Sete Vidas, da Globo, e Flávia Viana, da atração infantil Chiquititas, do SBT. Ontem a dupla contracenou junta pela primeira vez num estúdio de áudio e também em um dos palcos da via sacra, que acontece ao ar livre. O ritmo de ensaios foi intenso e coordenado atentamente pelo diretor teatral Jesum Messias.
Atores ensaiam episódio em que Jesus Cristo
livra uma mulher adultera da morte

Assumidamente ansiosa, Flávia contou que desde que recebeu o convite para interpretar a esposa de Pilatos, sua personagem na peça, passou a vibrar pela chegada do grande dia. “Assim que cheguei em Parnaíba fui direto para o estúdio passar as falas com o Ricco e o resultado ficou tremendo. Mal vejo a hora de subir no palco e viver a esposa de Pilatos, que é uma personagem marcante, cheia de significado pra peça e com certeza emocionará o público assim como eu me emocionei”, revela.

Na cidade desde o início da semana, Ricco estará na pele do governador romano Pôncio Pilatos e contracenará momentos de pura adrenalina, tensão e claro, muita emoção ao lado de Flávia. A cena faz parte de um dos momentos decisivos no julgamento de Jesus Cristo. Mesmo sendo insistentemente advertido pela esposa a evitar o assassinato do Messias, o estadista se esquiva de sua responsabilidade e, de forma indireta, acaba condenando o Salvador.
Cena em que a esposa de Pilatos pede para ver as mãos do governador,
que segundo ela, viu em sonhos que as mãos do marido estavam
sujas com o sangue de Jesus. Essa imagem passou a
atormentar o estadista, levando-o ao suicídio. 

Os historiadores antigos afirmam que Pilatos nunca conseguiu se libertar do sentimento de culpa. A cena em que ele simbolicamente “lava as mãos” e deixa a decisão nas mãos do povo, que em fúria, clama pela crucifixão de Jesus Cristo, jamais teria saído de sua mente. Dias depois, em sua ânsia por lavar as mãos, do alto de um precipício ele avista um lago na superfície da montanha e, completamente desesperando, se joga do penhasco. Toda essa dramaticidade poderá ser conferida de perto hoje, a partir das 19h, ao lado da Paróquia de São Sebastião.

A estrutura
Espaço ao ar livre conta com três palcos,  além do espaço no
chão paras as cenas, arquibancadas e banheiros químicos
A encenação tem mais de uma hora de duração e possui uma estrutura gigantesca. São mais de 300 profissionais envolvidos, entre atores, figurinistas, sonoplastas, diretores e equipe técnica, entre outros.

Além dos atores nacionais, outra novidade da atração de 2015 será o uso de uma arquibancada móvel, onde o público estimado em mais de 20 mil pessoas poderá acompanhar o desenrolar das cenas com mais precisão.

As peças se desenvolverão no chão e em três palcos decorados com artigos de época. O roteiro foi escrito por Juarez Fontenele e tem a direção teatral de Jesus Messias.

Por Luzia Paula / Jornal da Parnaíba


















Nenhum comentário: