quinta-feira, dezembro 18, 2014

Litoral Piauiense: visite e encante-se!

Praia da Carnaubinha
A antiga fazenda de gado Carnaubinha, hoje conta com um resort, mantém a calmaria em meio às carnaúbas. O nome da praia vem da quantidade de carnaúbas que cercam a praia.  Hoje, sem a fazenda, a praia tem um lado deserto com águas calmas e limpas, perfeitas para um mergulho.

O acesso à praia é feito de carro até a praia de Maramar e depois seguindo à pé pela beira da praia. Outro acesso de carro pode ser feito pelo resort recém-construído na beira da praia, basta seguir as placas na estrada de piçarra. O resort é a única opção de hospedagem e refeições na praia.

Carnaubinha Praia Resort
Carnaubinha fica a 20 km do centro de Luís Correia. Aproveite a viagem e passe pela Lagoa do Sobradinho, a 6 km da costa da praia de Carnaubinha. 

Uma vila perdida no tempo, com ventos, dunas, lagoas e a foz do rio Camurupim com mangue de Barra Grande formam o cenário da praia do Macapá.

Macapá e a última praia de Luís Correia é um atrativo à parte. De um lado o mar e do outro o rio Camurupim, que formam uma lagoa na saída do mangue, dividindo a paisagem com a praia de Barra Grande, do município vizinho de Cajueiro da Praia. Na maré baixa os bancos de areia parecem dunas conectadas pela água.

Praia do Macapá, encontro do rio Macapá com o Mar
Uma paisagem bucólica, onde também é possível praticar pesca esportiva, Stand Up Paddle (SUP) e Kitesurf. O vento sopra forte nesta praia e muitos kitesurfistas chegam até aqui de downwind de Barra Grande, passam o dia velejando na lagoa e retornam. Também é possível acessar a praia de Barra Grande de barco.

Antigamente, existia um hotel na praia, que foi destruído pelo avanço do mar. Hoje, quase não se vê mais os destroços do hotel e a maré continua a avançar sobre as duas barracas que existem ali. Um paraíso que muda constantemente e pode não existir com o passar dos anos. O acesso às barracas foi fechado pela força do vento nas areias recentemente.

Para o Maramar
Existem algumas pousadas confortáveis e casas de veraneio. Outra opção é ficar na vizinha Maramar, que conta com maior infra-estrutura, e acessar a praia de Macapá à pé, pela beira da praia, admirando a bela paisagem do encontro do rio com o mar.

Mar aberto, proximidade da lagoa do Macapá e opções rústicas de hospedagem atraem kitesurfistas do mundo todo para a praia de Maramar. Muitas vezes ainda chamada de Macapá, Maramar ganhou este novo nome devido o mar aberto onde o vento sopra forte e convida para a prática do kitesurf.

Tartaruga voltando para o mar após a desova na praia
A praia do Maramar fica a 25 km do centro de Luis Correia e o acesso é feito pela mesma estrada que leva à praia de Macapá. Siga à esquerda para chegar ao point de Maramar, onde estão localizados restaurantes, barracas de praia e opções de hospedagem à beira mar (casas de aluguel e pousadas).

As falésias, o farol e a praia quase privativa criam o cenário bucólico do Itaqui. Acessível pela Praia do Coqueiro (2km de distância), esta praia escondida e privada é um espetáculo a parte no litoral do Piauí. Cheia de dunas, falésias e vegetação rasteira, a praia é um refúgio. Sem barracas de praia nem ambulantes, Praia do Itaqui é perfeita para quem busca tranquilidade.

Praia Peito de Moça
Um farol estrategicamente posicionado sobre uma falésia completa o visual, sendo uma atração à parte para o turista apreciar o pôr-do-sol. Há uma pousada que oferece restaurante com boas refeições e bebidas a turistas, mesmo que não hospedados por lá. O acesso à praia é feito pelo hotel Barramares ou pela estrada na praia do Coqueiro.

A praia do Arrombado fica a  5 km da praia do Coqueiro, e  14 km do centro de Luis Correia. Seu acesso é feito por estrada de piçarra, bastante ondulada. O mar é mais agitado. Dependendo da corrente marítima, recebe ondas propícias para o surf. A praia conta com a presença de tartarugas de Pente (Eretmochelys imbricate)  para desova em algumas épocas do ano.

Praia do Arrombado
Formações de dunas dão o nome à praia, que é perfeita pra quem foge do agito mesmo perto do centro. Considerada por muitos extensão da Praia do Coqueiro, a praia tem este nome devido à duas altas dunas numa região da praia.

Ficar nesta praia é uma alternativa nos dias de muito movimento na praia vizinha. Há opção de bares mais rústicos, mas também é possível encontrar restaurantes mais estruturados. Aqui os ventos também sopram forte, ótimo para a prática do Kitesurf.

Edição do Jornal da Parnaíba
Fonte: Praias do Piauí

Nenhum comentário: