quarta-feira, novembro 26, 2014

Familiares e amigos prestam últimas homenagens às vítimas de tragédia do Porto das Barcas

Os corpos dos empresários Mateus Portela e Edilson Galeno Brito, e de sua esposa Maria do Socorro Brito, foram velados na manhã desta terça-feira (25/11), em diferentes funerárias de Parnaíba. Os corpos foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML), ainda na madrugada. A tragédia aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (24), no Complexo Turístico Porto das Barcas, quando Edilson Brito disparou cinco tiros contra Mateus Portela. Segundo a Polícia, a esposa de Morais Brito teria tentado intervir na ação do marido e acabou sendo atingida por dois tiros; ela faleceu na hora. Em seguida, Edilson se suicidou com um tiro na cabeça.

O enterro do empresário Mateus Portela, de 28 anos, realizado na tarde desta terça-feira (25/11) às 16h no Cemitério da Igualdade, no Centro de Parnaíba, foi marcado pela emoção e dor de familiares e amigos. Uma multidão foi prestar as últimas homenagens ao jovem vítima de uma tragédia no litoral do Piauí que deixou três pessoas mortas.

O corpo de Mateus Portela foi velado durante todo o dia no salão de velório da Pax União. Em seguida, milhares de pessoas saíram caminhando a passos lentos da funerária até o local onde aconteceu o sepultamento do empresário. Vários pilotos de motocross e kitesurfistas estiveram no enterro prestando as últimas homenagens ao jovem que era amante de esportes radicais.

Um clima de profunda tristeza e consternação também marcou o enterro de Edilson Brito e sua esposa, Maria do Socorro. O velório e o sepultamento aconteceram durante a tarde no Jardim Eterno, localizado na BR 343 em Parnaíba. Os corpos foram levados lado a lado durante um cortejo acompanhado por centenas de pessoas do salão de velório até o local do enterro.

O prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, declarou luto oficial na cidade após ser informado da tragédia. Ele estava na capital Teresina pronto para viajar à Brasília, onde trataria de assuntos administrativos para o município. A viagem foi cancelada, e o gestor municipal retornou para a cidade litorânea para prestar suas últimas homenagens. “Esperamos que Deus em sua infinita bondade possa confortar os corações dos familiares”, disse o prefeito Florentino Neto.

A tragédia entra para a história de Parnaíba. O delegado do 2º Distrito Policial de Parnaíba, Artur Barros Leal, participou por telefone no Programa Agora da Rede Meio Norte e fez considerações sobre a tragédia envolvendo a morte dos empresários e a esposa de um deles.

“Em primeiro lugar gostaria de dizer que a população parnaibana está de luto. O crime foi muito bárbaro e os envolvidos, Edilson e Mateus são pessoas queridas, bastante conhecidas. Hoje pela manhã alguns funcionários das empresas prestaram depoimento e os policiais que lá estavam. 

A família agora não pode falar por conta da comoção. Tudo nos leva a crer que se trata de uma rixa comercial. O relacionamento entre eles era bom, mas Edilson vinha passando por uma crise financeira, há informações de que haveria uma dívida financeira entre eles. O crime foi planejado, pois tinha uma elevada carga de munição. Testemunhas afirmam que a esposa dele, Socorro, foi tentar controlar o marido, e por isso foi alvejada. A cidade toda está em luto”, declarou o Delegado Artur Leal.

Por Kairo Amaral / Fotos: Leonardo Marques/PCN

3 comentários:

Anônimo disse...

É muita tristeza o quer aconteceu, não podia tem acontecido isso.

Anônimo disse...

Ficou triste de vê meu conterrâneos assim, nesta tragédia quer aconteceu mais Deus vai da um conforto para as famílias de cada um, é Deus Abençoar.

Anônimo disse...

Estamos em luto pela perdas das pessoas maravilhosas.