terça-feira, outubro 14, 2014

Opinião: A transição republicana

Dois homens públicos demonstram civilidade e profundo respeito à democracia brasileira e piauiense; de um lado o governador atual ZÉ FILHO e de outro o governador eleito WELLINGTON DIAS. Eleição é um processo eleitoral; todo ser civilizado tem que ter a grandeza de que em uma disputa eleitoral vai existir o embate, mas após o embate retorna a todo SER a grandeza republicana e democrática em todos os grandes homens. A política é o campo das ideias e da racionalidade!

O QUE SÃO HOMENS REPUBLICANOS? São seres que conseguem vislumbrar acima de tudo e de todos a natureza do cargo e dos encargos que lhes são atribuídos; ver a república, o Estado, o povo, a sua população em primeiro lugar. Sentimento é algo muito próprio dos seres não muito dotados de intelectualismo pleno. Os grandes seres republicanos e democráticos jamais deixam brotar dentro de si algo que possam impossibilitá-los de melhor conviver com tudo e com todos.

Os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola condicionam e ensinam como melhor lidar com as emoções. Homens sábios, inteligentes, cultos, forjados na arte do poder seja terreno ou espiritual não devem jamais deixar que interesses pessoais ou sentimentos de ódio, raiva, rancor e até mesmo AMOR sejam capazes de conduzir suas vidas e norteiar seus destinos. A República e a Democracia é a materialização de fatos e acontecimentos políticos e realmente devem está acima de meras derrotas ou vitórias. ZÉ FILHO E WELLINGTON DIAS incorporam a conduta de verdadeiros governantes. Hoje, terça-feira, 14 de outubro de 2014; demonstram a toda sociedade que pessoas civilizadas agem como estão agindo! Percebendo o bem maior para o povo, para a população!

Outro fator importante a observar nestes primeiros movimentos do governador eleito é a real possibilidade de sua vice doutoranda em Direito Margareth Coelho ocupar de fato bastante espaço em seu próximo governo. Tudo indica que bem mais do que esperam, o próximo governador vai privilegiar a competência e não meramente antigas amizades. É uma atitude de fat
o republicana.

O próximo governo em seus primeiros passos conota e denota um quadro bem mais técnico do que meramente político; mesmo que em sua primeira composição possa conter políticos!

O diálogo, as conversas, o reconhecimento da meritocracia volta a encher de esperança a todos aqueles que realmente sonham com um Piauí de fato bem melhor. A liberdade de expressão nos dar a ousadia de dizer que os profundo conhecedores do Poder costumam dizer que em se tratando de governança os amigos atrapalham mais do que ajudam. Amizade brota sentimento e onde existe sentimento; a luz da razão muitas vezes não percebe o que de fato devia sempre perceber. Política e amizade são coisas que não combinam. Neste momento todos os estudiosos e homens e mulheres que valorizam o conhecimento e a busca do evoluir via estudos, vibra realmente com o encontro saudável e de muita grandeza manifestado por dois valorosos seres humanos: Zé Filho e Wellington Dias.

A transição democrática e republicana com certeza já é um bom indicativo de que assim como em outros estados o Piauí independentemente de quem seja o próximo presidente da República entrará na fase de luta constante e unidade plena em favor dos reais objetivos de construir um Estado forte e com vocação nata para o desenvolvimento pleno via educação e racionalidade!

Outra lição que fica para o gesto de grandeza democrática e republicana de ZÉ FILHO E WELLINGTON DIAS é a certeza de que a paz reina em dois corações. Já dizem inúmeros bons intelectuais: a política é pra quem dispõe de grandeza de espíritos. Política é a arte do bem comum.

Quem vive de passado são museus. O povo, a população do Estado clama mais do que nunca no atual momento pela unidade política e o real fortalecimento da democracia e atitudes cada vez mais republicanas. O povo, a população deseja e clama por unidade de forças em favor do PIAUÍ!

Governar é o exercício virtuoso da grandeza de espírito e forças em prol da coletividade. É atitudes que nem a de hoje, terça-feira, 14.10.2014; que verdadeiramente valorizam o mundo político!

FRASES: "A democracia precisa da virtude, se não quiser ir contra tudo o que pretende defender e estimular." Papa João Paulo II. "Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." Millôr Fernandes. "A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." Padre Antônio Vieira. "Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". Anísio Teixeira.


Curta nossa pagina no Facebook
Josenildo Melo é Assistente Social e Jornalista. Estudante de Direito/PortalAZ

Nenhum comentário: