quinta-feira, setembro 04, 2014

Conheça os sete Polos Turísticos do Piauí

A Secretaria de Turismo do Piauí classificou as cidades com potencial turístico no Piauí em sete polos turísticos, com características e belezas específicas. Fica claro, ao analisar todos os polos, o quão diverso é o potencial turístico do Piauí, atendo a vários perfis de turista.

No entanto, três desses polos, segundo o Ministério do Turismo, são destinos indutores, ou seja, possuem melhor infraestrutura básica e turística, sendo capazes de atrair e/ou distribuir significativo número de turistas para seu entorno e dinamizar a economia do território em que estão inseridos. São eles: Teresina (Polo Teresina), Parnaíba (Polo Costa do Delta), São Raimundo Nonato (Polo das Origens). Segue abaixo as descrições de todos os polos:

Polo Aventura e Mistério: é composto por 26 municípios, dentre eles destacam-se Piracuruca, Piripiri, Castelo do Piauí, Pedro II e Santa Cruz dos Milagres. Tem potencial para o ecoturismo, turismo de aventura, turismo científico e turismo pedagógico.

Polo Costa do Delta: é composto por cinco cidades (Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba). Nesta região são encontradas atrações turísticas significativas, tanto no segmento Sol&Mar quanto no histórico cultural e esportivo.

Polo das Águas: é composto por 17 municípios, como Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia e Miguel Alves. Tem potencial para o ecoturismo, turismo de aventura e turismo de lazer.

Polo das Nascentes: é composto por 17 municípios, dentre eles, Bom Jesus, Corrente, Cristino Castro e Parnaguá. Potencial para turismos de lazer e religioso.

Polo das Origens: é composto por 18 municípios, destacando-se São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias. Grande potencial para ecoturismo, turismo de aventura, turismo científico e turismo pedagógico.

Polo Histórico-cultural: é composto por 21 municípios, como Oeiras, Amarante, Floriano, Amarante, Floriano, Guadalupe, Ipiranga e Picos. Destaca-se o turismo histórico-cultural.

Polo Teresina: é composto por 20 municípios, destacando-se Campo Maior, José de Freitas, Monsenhor Gil e, é claro, Teresina. Grande potencial para o turismo de negócios, histórico cultural e também rural nas demais cidades do polo.

Da redação do Jornal da Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook

5 comentários:

Anônimo disse...

BLA BLA BLA

Anônimo disse...

VAMOS FOCAR EM POR ENQUANTO??? No litoral!!!!!

Anônimo disse...

As pessoas têm mania de empregar palavras para nomear coisas erroneamente.
O melhor seria "grupo das águas, tendo como polo Esperantina". Outros teimam em chamar o Rio Parnaíba de "Velho Monge". Velho monge só tem um que é o rio São Francisco.

Anônimo disse...

Vamos olhar as praias do Piauí, quer é as mais belas, e o Delta do Piauí.

Anônimo disse...

Tem quer divulgou mais o litoral piauiense