sexta-feira, setembro 19, 2014

64 municípios do interior do Piauí receberão força federal

Parnaíba, Ilha Grande, Cocal e Cocal dos Alves estão entre os municípios que TSE aprovou envio de tropas federais para dar segurança na eleição de 05 de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, em sessão administrativa, o envio de força federal para 64 municípios do interior do Piauí, com o objetivo de garantir a normalidade da votação e apuração do resultado das Eleições de 2014. A relatora do processo, ministra Maria Thereza de Assis Moura, informou que o pedido foi encaminhado pelo TRE-Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com a concordância do governador do estado, Zé Filho (PMDB).

 A decisão do TSE se baseou na alegação do TRE-PI, que alegou a existência, nesses municípios, de um tradicional clima de tensão, intranquilidade e acirramento de ânimos no período que antecede o pleito eleitoral, bem como a insuficiência de policiais para garantir a segurança. Os homens do Exército irão atuar em 64 municípios distribuídos em 20 zonas eleitorais.

O tenente-coronel do 25º Batalhão de Caçadores, Jakson Figueiredo, informou que homens do 23º Batalhão de Fortaleza, do 41º Batalhão do Ceará e 41º Batalhão de Pernambuco irão ajudar na segurança. “É quase uma regra o TSE aprovar o envio de tropas para as cidades que fizeram essa solicitação. O Exército já está com todo o plano de ação pronto. Nosso objetivo é contribuir com a tranquilidade e garantir que a eleição corra normalmente”, explicou.

Na eleição deste ano será dada atenção especial aos municípios da região Sul do Estado, que possuem histórico de violência em pleitos passados. Estes municípios do Sul irão contar com a força federal e de homens das polícias Militar e Civil do Estado. A segurança também será reforça nas cidades que possuem candidatos do município na disputa. 

Serão enviadas topas para Parnaíba, Ilha Grande, Pedro II, Milton Brandão, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, São Lourenço, Uruçuí, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, João Costa, Pedro Laurentino, Lagoa do Barro do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Nova Santa Rita, Corrente, Sebastião Barros, Santa Filomena, Altos, Coivaras, Pau D'arco do Piauí, Gilbués, São Gonçalo do Gurgueia, Barreiras do Piauí, Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Pajeú do Piauí, Tamboril do Piauí, Paulistana, Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí, Queimada Nova, Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Miguel Leão, Cristino Castro, Alvorada do Gurgueia, Santa Luz, Palmeira do Piauí, Picos, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa, Monte Alegre do Piauí, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, Jurema, São Braz do Piauí e Várzea Branca.

Da redação do Jornal da Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook

Por Lídia Brito/O Dia

Nenhum comentário: