terça-feira, agosto 19, 2014

Com sobras, potiguar "passeia" nos 100km do GP Delta e mira Tour do Rio

José Eriberto vence prova de ciclismo de estrada em Parnaíba e usa torneio como preparativo para os 940km do Tour do Rio. Melhor piauiense do GP chega em 3º.

José Eriberto em ação pelo GP Delta de Ciclismo 2014
Com 25km de prova, o potiguar José Eriberto Medeiros já dava pinta de que iria completar os 100km do GP Delta de Ciclismo em primeiro lugar. Fato. Desde os primeiros quilômetros, o atleta trazia no semblante uma segurança que arrepiava os adversários. A experiência ao longo dos seus 30 anos – ele começou a competir em 1999 – não deu chances para os rivais ciclistas da competição. Após duas horas de prova, Eriberto foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e levou o troféu da categoria elite do GP Delta (confira os detalhes no vídeo acima). Elionai Costa, de Fortaleza, foi vice-campeão e o piauiense Kleysson Pereira, terceiro.


José Eriberto puxou o pelotão de elite do GP Delta de Ciclismo 2014
O trio, aliás, dominou praticamente toda a prova, que passou pelas rodovias de Luís Correia e Parnaíba, no litoral do Piauí. Eriberto, Elionai e Kleysson se distanciaram do pelotão e ficaram alternando as três primeiras colocações ao longo de cada trecho. O calor que passava dos 30º e o vento contra durante 60km de prova desgastaram. 

- Foi uma prova de nível duro, pois tivemos atletas da região Norte e Nordeste do país. São ciclistas que estão evoluindo cada vez mais, se desenvolvendo e com muita força. O vento acabou reduzindo a velocidade em alguns trechos, mas saímos em fuga com 25km de prova. Consegui atacar e escapei nos últimos quilômetros, chegando à reta final sem muitos perigos – analisou Eriberto.

Pelotão em trecho da prova no litoral do Piauí
O GP Delta de Ciclismo é só mais um título na carreira de Eriberto, que compete por uma equipe paulista. Em 2000, o atleta foi vice-campeão brasileiro na categoria contrarrelógio, além de pentacampeão do Norte-Nordeste de seleções. Em 2011, um dos principais títulos: Tour do Brasil/Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo. Agora, José Eriberto pensa no Tour do Rio, maior evento de ciclismo da América Latina que acontece em agosto. Serão 937.3 km em 20 cidades. 

- Usei o GP Delta como preparação para adquirir mais força para o Tour Brasil. O resultado foi dentro do esperado, pois enfrentei um clima pesado e um nível forte. Os atletas deram trabalho e atacaram muito – completou Eriberto. 

Pódio feminino do GP Delta de Ciclismo
A categoria feminina do GP Delta de Ciclismo teve pódio da terra natal. As parnaibanas Daliana Sousa e Maria do Carmo fecharam os 50km em primeiro e segundo, respectivamente. Em disputa acirrada no sprint final, Lidiana Alves, de Teresina, ficou em terceiro. Aos 22 anos, a campeã comemora o retorno a competições após cinco meses parada por conta de uma lesão no braço.

- Feliz com minha volta, principalmente por saber que estou recuperada após ter quebrado meu braço. Foi um percurso puxado, com muita subida, mas consegui manter a liderança – considerou Daliana.
O GP Delta de Ciclismo somou pontos para o ranking nacional de ciclismo de estrada. De Classe 4, a prova foi supervisionada pela Confederação Brasileira de Ciclismo. 


 Da redação do Jornal da Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook
Por Josiel Martins/G1-Parnaíba
Foto: Federação Piauiense de Ciclismo

Nenhum comentário: