segunda-feira, junho 16, 2014

DNIT apresentará estudo sobre navegabilidade do Parnaíba

O documento tem como objetivo nortear as ações de dragagem para implantação da hidrovia do rio.

Documento, que deveria ter sido divulgado em junho
do ano passado, só será divulgado agora
Está em curso, desde agosto de 2012, a realização de um Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e Projeto Básico e Executivo da Hidrovia do Rio Parnaíba. O documento, que deveria ter sido entregue em junho do ano passado, finalmente será divulgado, segundo novo cronograma repassado pelo diretor de infraestrutura aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro, ao deputado federal Jesus Rodrigues.

O documento tem como objetivo nortear as ações de dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento para implantação da hidrovia do Parnaíba, visando à navegabilidade do rio e, consequentemente, a sua utilização para transporte de cargas e passageiros. O estudo deve ser amplamente divulgado e seus resultados discutidos pela classe empresarial, política e sociedade civil, tanto do Piauí quanto do Maranhão.

"Procurei o DNIT para cobrar a conclusão do EVTEA, tendo em vista que o prazo já foi adiado em duas oportunidades. A intenção era que o órgão contratante tomasse as providências legais para exigir a apresentação. Felizmente, recebemos a notícia de que o resultado deve ser entregue nos próximos dias e que um relatório preliminar já se encontra sob análise do DNIT", afirmou Jesus Rodrigues.

O estudo, que está sob a responsabilidade das empresas Hidrotopo Consultoria e Projetos e Dzeta Engenharia, contempla dados da hidrovia (com extensão total de 1.401 km), além de levantamento de portos e estruturas físicas existentes, pesquisa de cargas, dentre outros aspectos. O EVTEA conta com recursos do PAC 2 da ordem de R$ 5.129.783,95, através de um contrato assinado entre o Consórcio HIDROTOPO-DZETA e a CODOMAR - Companhia Docas do Maranhão, por meio da AHINOR - Administração das Hidrovias do Nordeste, subordinada ao DNIT.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: