terça-feira, maio 13, 2014

CRAS de Barra Grande ganha nova sede para melhor atender ao público

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, ganhou uma nova sede, mais centralizada e mais ampla, o que vai ajudar a atender melhor as mais de 200 pessoas que procuram pelo Centro todos os meses. No local, são realizadas as atividades com grupos de crianças, adolescentes e idosos, além dos atendimentos feitos por psicóloga, assistente social e pedagoga. O CRAS está situado na rua Pedro de Castro Medeiros, por trás da rua Pontal da Barra e o horário de funcionamento é das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.


As crianças e adolescentes – dos 6 aos 17 anos de idade – participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Quem estuda pela manhã, participa das atividades no turno da tarde e vice-versa. Nesse espaço eles têm oportunidade de interagir com outras crianças, através de atividades lúdicas.

Já o grupo de idosos tem um encontro marcado todas as quintas-feiras a partir das 18 horas. O grupo engloba mais de 50 idosos com mais de 50 anos. 

Também é no Centro que é feito o recadastramento, bem como a atualização dos dados das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa-Família, do Governo Federal. A assistente social Samara Pires afirma que essa é a principal demanda no atendimento. A maioria dos casos, segundo ela, é de famílias que estão descumprindo com algum critério do programa, sendo a frequência escolar o grande destaque. “Se o aluno tiver três faltas na escola isso já repercute no sistema. Nós visitamos as famílias, de casa em casa, para conhecer e saber o porquê do problema. Essa também é uma forma de fiscalizar o cumprimento aos critérios do programa”, explica Samara. 

Ela afirma que a procura direta é menos frequente e que no CRAS também são solicitados outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) voltado para idosos e pessoas com deficiência que tem uma renda per capita abaixo de ¼ do salário mínimo, a carteira do Idoso – que dá direito a gratuidade ou desconto de 50% nas passagens interestaduais –, e o Passe Livre, que dá direito à gratuidade na passagem aos portadores de deficiências física, mental, auditiva ou visual, quando comprovadamente carentes.  

Da redação do Jornal da Parnaíba
Por Ribamar Aragão

Curta nossa fanpage no Facebook

Nenhum comentário: