quinta-feira, abril 17, 2014

Lenine desembarca em Paraníba para conhecer projeto ‘Pesca Solidária’

Músico visitará estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa do PI e CE. Após visitas em Cajueiro da Praia, Lenine fará show em Jericoacoara (CE).

Lenine o Aeroporto de Parnaíba Foto: Chico Rasta
O cantor Lenine desembarcou nesta quinta-feira (17) na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí, para ter um encontro com voluntários do projeto Pesca Solidária realizado junto a pescadores de Cajueiro da Praia e Chaval (CE). O músico fez uma visita pelo estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa do Piauí e Ceará.

De acordo com a coordenação do projeto Pesca Solidária, Lenine veio para conhecer a fauna e a flora da região e ainda acompanhar a pesca artesanal, bem como a despesca dos currais de peixe. O músico está fazendo uma viagem de imersão no ecossistema do estuário dos rios que desaguam no mar entre os estados do Piauí e Ceará, dentro da área de abrangência do Projeto.

Lenine segue na manhã desta sexta-feira (19) para Chaval onde fará uma saída embarcada para conhecer as espécies envolvidas no projeto. O cantor encerra sua visita no próximo sábado (19) com show gratuito na praça de Jericoacoara no litoral cearense. A programação termina no sábado (19) às 20h30 com um show gratuito em Jericoacoara (CE) onde o músico revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica Lenine.

A ação socioambiental é  patrocinada pela Petrobras e realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA). Com o programa “Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota” o artista já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. Até junho, ele conhecerá iniciativas ambientais, sociais e de esportes educacionais distribuídas por 12 estados das cinco regiões do país.

O Pesca Solidária atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna e da água do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, importante local onde vivem várias espécies, inclusive o peixe-boi marinho, além de várias espécies de tartarugas e aves. O projeto também trabalha com educação ambiental, organização político-social e geração de renda dos pescadores, marisqueiras e demais comunidades da região; bem como ações de desenvolvimento local que incluem capacitação em técnicas de produção, beneficiamento e comercialização do pescado.

Edição do Jornal da Parnaíba | Fonte: Do G1 PI

Nenhum comentário: