sábado, março 29, 2014

Pesca Solidária participa de monitoramento simultâneo do peixe-boi

Avistamento de Peixe-Boi Marinho na Praia de Macapá em
Luis Correia no litoral piauiense
Nos dia 24, 26 e 28 do mês de março deste ano, aconteceu o monitoramento simultâneo do peixe-boi marinho no litoral do Piauí; essa ação foi realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceira com organizações não governamentais da região, como a Comissão Ilha Ativa (CIA), Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), Instituto Tartarugas do Delta (ITD), além dos moradores das comunidades da região participante.

O monitoramento simultâneo teve como objetivos estimar o número de indivíduos ocorrentes na região, determinar a presença de adultos e filhotes, o agrupamento de indivíduos, bem como a presença de atividades humanas como embarcações, banhistas e outros.



As atividades de observação aconteceram em ponto-fixo, com um esforço de quatro (4) horas diárias, onde os pontos de avistagem foram definidos com base em monitoramentos anteriores realizados pelo ICMBio e com informações de moradores. No dia 24, a equipe da CIA registrou dois peixes-bois na praia da Carnaubinha e acredita-se que estes estavam alimentando-se na área.

“A divisa dos estados do Piauí e Ceará é extremamente importante para a biodiversidade marinha, pois abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho. Assim, todo empenho que possa aumentar o conhecimento sobre a espécie na região e a parceria entre instituições e comunidades para a proteção deste mamífero, bem como o ecossistema é de grande importância”, comenta a bióloga Kesley Paiva.

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é um mamífero aquático herbívoro, onde sua dieta constitui-se principalmente de capim agulha, mangue e algas. Atualmente é classificado como criticamente em perigo de extinção na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.

Avistamento na Praia da Carnaubinha, em Luis Correia
no litoral piauiense.
Ao longo desses três dias de monitoramento, as equipes foram divididas em 12 trechos de praias nos municípios de ocorrência do peixe-boi no litoral piauiense: Luís Correia e Cajueiro da Praia. O Projeto Pesca Solidária, gerido pela CIA com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, atuou em Cajueiro da Praia, especificamente na praia de Barra Grande e em Luis Correia, na praia de Carnaubinha.

Edição do Jornal da Parnaíba | Ccom - Pesca Solidária

Curta nossa pagina no Facebook

Nenhum comentário: