É o primeiro município piauiense a assinar acordo e
acabar com conflito territorial. Estudo foi feito pelo IBGE.
Após os estudos realizados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prefeitos de vários municípios
piauienses estão fazendo acordo para solucionar os conflitos de divisão
territorial.
A cidade de Cocal dos Alves (262 km de Teresina)
foi a primeira a ter a lei e o mapa modificados segundo o novo estudo, que é
baseado em informações de GPS.
O supervisor de base territorial do IBGE, Guilherme
Hermes, informou ao Cidadeverde.com que o acordo de outros oito municípios do
Estado foram aprovado na Assembleia Legislativa e já passaram para a sanção do
governador.
São eles: Betânia do Piauí, Barro Duro, Caldeirão
Grande, Francisco Macedo, Marcolândia, Passagem Franca do Piauí, Padre Marcos e
São Julião. Além desses, outros três estão indo para a aprovação no plenário:
Castelo do Piauí, Cocal de Telha e Queimada Nova.
O deputado estadual Antônio Félix (PDT), que acompanha os estudos e as discussões sobre o assunto, explicou que todas as quartas-feiras cerca de cinco prefeitos são convidados à Alepi para a assinatura dos acordos.
O deputado estadual Antônio Félix (PDT), que acompanha os estudos e as discussões sobre o assunto, explicou que todas as quartas-feiras cerca de cinco prefeitos são convidados à Alepi para a assinatura dos acordos.
"Praticamente
todos os municípios do Piauí têm problema com área porque antes o sistema para
delimitar território era muito artesanal. Estamos tendo todo o cuidado para não
mexer na população dos municípios para não modificar o FPM [Fundo de
Participação dos Municípios]", destacou o parlamentar.
Jornal da Parnaíba |
Por Jordana Cury/Cidade Verde
5 comentários:
Nao da para mudar PHB e Luis Correia para território cearense, não?
Eita cearense invejoso este Anônimo aí. Como ele gostaria de ter uma Parnaíba e Luis Correia em seu território. A inveja é um dos sentimentos mais nojento do homem. Demonstra o quanto sua mentalidade é pequena e o quanto precisa evoluir. Acho que esse cearense é paraguaio!
Parnaiba, Luis Correia e litoral, são uma ameaça a capital Teresina e por isso não podem se desenvolver. A mudança do litoral piauiense para o Ceará não seria um absurdo, pois o próprio Ceará já mostrou interesse no assunto, sou piauiense e parnaibano e vejo que a única solução para o nosso litoral crescer seria uma mudança de Estado ou então continuaremos sendo colônia de Teresina.
Eu nao acho ameaca alguma. Eu acho que falta de interesses desses coronéis que vivem em Teresina. Parnaiba tem que contribuir para o desenvolvimento desse estado paupérrimo (AO MENOS NA REGIAO NORTE).
No entanto, ja que o estado não quer investir em Parnaiba seja feito um plebiscito para a nossa cidade ser anexada ao Ceara. So para se ter uma ideia do descaso do governo do Piaui com Parnaiba, vou citar o a UESPI de Parnaiba. O curso de agronomia ate hoje não conta com laboratórios ( o curso ja tem 14 anos ). Sera que sou invejoso? Não, eu sou realista. O governo do Piaui ignora Parnaiba, que e a segunda maior cidade desse estado e fica no norte do estado.
Teresina ta linda maravilhosa e espero que continue prospera. E o restante do Piaui, hein ? E a minha Parnaiba, que e a segunda maior cidade do estado??O HEDA e chamado de matadouro humano. Parnaiba e um centro regional entre 3 estados. VAI NO CEARA, VEJA SE JUAZEIRO DO NORTE E SOBRAL, la eles tem serviços de saúde qualidade. La ha hospitais de alta complexidade. ATE NO MARANHAO, CAXIAS, SAO LUIS E IMPERATRIZ HA HOSPITAIS DE ALTA COMPLEXIDADE PRA ATENDER SEU POVO. E O PIAUI? SO TERESINA.
FALANDO EM CURSO SUPERIOR, CADE O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DE PARNAIBA???? WILSON, CADE ESSA IESVAP OU FAP COM O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA???
Postar um comentário