terça-feira, fevereiro 11, 2014

Tem início temporada de desova de tartaruga marinha no litoral piauiense

Bióloga do Projeto Biomade faz monitoramento da desova
espécie Eretmochelys imbricata, a "tartaruga-de-pente"
No dia 06 de fevereiro os técnicos do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras, confirmaram ninhos de tartarugas marinhas durante os monitoramentos de desova na praia do Arrombado, em Luís Correia e na praia da Pedra do Sal.

Na madrugada do último sábado (08) os técnicos do Projeto acompanharam a desova de uma tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como tartaruga-de-pente. A ocorrência foi registrada na praia do Coqueiro, em frente ao Hotel Aimberê município de Luís Correia – PI.

Bióloga do Projeto Biomade observa ninho onde a tartaruga
fez a desova
O início da temporada de desova das tartarugas marinhas no litoral piauiense é um momento importante para o projeto Biomade, nesse período a equipe articula várias ações de manejo e conservação desses animais ameaçados de extinção que utilizam o litoral piauiense como berçário natural.

Nessa temporada de 2014 o Instituto Tartarugas do Delta fortalece o trabalho de conservação através da aquisição das anilhas, utilizadas para marcação das fêmeas. Esse material foi cedido pelo Projeto TAMAR, que é referência nacional quando se fala em conservação de tartarugas marinhas.

Medição da especie Eretmochelys imbricata,
a tartaruga-de-pente
“As pessoas precisam entender que a presença das tartarugas marinhas na região significa ambiente “saudável”! Contudo, cabe a todos nós cuidar do meio para evitar os prejuízos ambientais” informou Werlanne Magalhães bióloga do Projeto Biomade.

Edição do Jornal da Parnaíba | Fonte: Projeto Biomade
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: