sábado, fevereiro 15, 2014

Rota das Emoções, um roteiro turístico pelo Nordeste

A Rota das Emoções é um roteiro de viagens que passa por algumas das maiores atrações naturais do Brasil.

Complexo Arquitetônico Porto das Barcas em Parnaíba
A Rota das Emoções é um roteiro de viagens pelo Nordeste que reúne algumas das mais incríveis santuários ecológicos brasileiros. O Blog Destino Brasil traz hoje o relato de Gustavo Villa Boas, do blog Muita Viagem, sobre a visita a esse paraíso.

Quando decidi percorrer o Nordeste brasileiro, não conhecia ainda a Rota das Emoções, um roteiro de viagens que passa por algumas das maiores atrações naturais do Brasil: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Área de Preservação do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional de Jericoacoara.


Rio Preguiças nos Lençóis Maranhenses
Foto: Darklise Albuquerque - Jornal da Parnaíba
O roteiro pelo Maranhão, Piauí e Ceará reúne uma impressionante coleção de paisagens: dunas, rios, praias, mangues. Tudo moldado pelo vento que sopra forte na região. A Rota das Emoções contempla ainda atividades para todos os gostos, como caminhadas, esportes de aventura, ecoturismo e passeios de barco.

Comecei pelo Maranhão. Depois de ficar quatro dias em São Luís, parti em direção a Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Fui em novembro, quando as lagoas estão secas. Ainda assim, restavam algumas, onde deu para se refrescar do sol escaldante e o cenário é deslumbrante.

Turistas em passeio pelo Delta do Parnaíba
Foto: Darklise Albuquerque - Jornal da Parnaíba
Depois de conhecer os Lençóis e cantinhos escondidos do Maranhão, desci para Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí. Uma grata surpresa: a cidade é acolhedora e tem um centro histórico arrumadinho. Depois fui até Barra Grande, uma charmosa vila de Cajueiro da Praia. A vila é pequena e a rua principal, onde ficam as pousadinhas charmosas e os restaurantes, é de areia fofa. A maior parte dos turistas era de velejadores ou praticantes de Kitesurf, esporte que faz muito sucesso na região.

Além das dunas, a região dos Lençóis oferece passeios de barco pelo rio Preguiças e praias, como a exclusiva Atins, um paraíso pouco modificado pelo homem, e Caburé, na foz do Rio Preguiças.

Delta do Parnaíba - Ilha Grande de Santa Isabel, região do
Bom Jesus, em frente a Bahia de Amarração
(Foto: Darklise Albuquerque - Jornal da Parnaíba)
Em Camocim, já no Ceará, no porto do maior centro pesqueiro do estado, peguei uma balsa até a praia do Amor, em Jericoacoara. Cheguei em Jeri atravessando as dunas de Tatajuba, onde fiz o famoso esquibunda e comi frutos do mar na Lagoinha Torta e durmi em redes com parte do corpo dentro da água.

Em Jeri, não é por acaso que a praia é apontada como uma das mais bonitas do mundo. É um dos raros lugares no Brasil em que o sol morre no mar, explodindo um céu de várias cores: laranja, vermelho e roxo se misturam ao impressionante céu azul de Jericoacoara. Outras atrações são a Pedra Furada, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Além da badalada noite e a gastronomia que cada vez mais chamam a atenção. Vale a pena!!!

Gustavo Villas Boas é jornalista e adora viajar de mochila pelo Brasil. Já escreveu sobre tecnologia, séries de TV  e sobre a cidade de São Paulo, mas gosta mesmo de contar experiências sobre viagem. Para isso, criou, com um amigo, o blog Muita Viagem em maio de 2013.


Da redação do Jornal da Parnaíba | Fonte: Blog Destino Brasil

Nenhum comentário: