segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Governo implanta UCI e amplia número de leitos na UTI neonatal de Parnaíba

UTI neonatal do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
em Parnaíba
Visando aumentar as possibilidades de atendimento à saúde na região norte do Piauí, o Governo do Estado está construindo em Parnaíba mais três leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais. Com os 10 já existentes o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) passará a contar com 13 ao todo. As unidades já estão em processo de construção e instalação, conforme dados da Superintendência de Assistência à Saúde.

Para somar aos cuidados com a saúde nas Unidades de Terapia Intensiva, Parnaíba também ganhará Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para os casos que necessitarem de observação e cuidados medianos, evitando a complicação e o atendimento na UTI para a população da grande Parnaíba.

Equipe da UTI Neonatal do Hospital Estadual Dirceu
Arcoverde, em Parnaíba
Opinião do Jornal da Parnaíba
É bem verdade que vem ocorrendo avanços no HEDA, mas ainda são muito tímidos para o tamanho da população a ser atendida. O HEDA ainda tem carências elementares, a exemplo de uma sala de recuperação pós-operatória; Não conta com um trabalho de manutenção eficiente, especialmente de equipamentos básicos como o tomógrafo, quebrado há quase um ano e sem perspectivas de ser consertado. Quando há uma falta de energia nem sempre o gerador está em condições de entrar de imediato, já tendo ocorrido casos de faltar até mesmo combustível.

Jornal da Parnaíba | Por José Wilson

Nenhum comentário: