segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Estrutura precária e ações da natureza ameaçam um dos principais pontos turísticos do litoral

Lagoa do Portinho está cada dia com menos água
Parnaíba – Após ser transformada em set de gravação para o primeiro episódio da série Milagres de Jesus, produzida e exibida pela Rede Record. A equipe do adn10.com foi a um dos principais pontos turísticos da cidade de Parnaíba, a Lagoa do Portinho, para mostrar a situação do local.

No caminho já encontramos problemas. O principal acesso para se chegar à lagoa é pelo município vizinho de Luís Correia através da PI-116 que liga a BR-343 ao ponto turístico.

PI-116 tomada pelas dunas
A estrada foi recuperada no ano passado e está bem conservada, mas é muito estreita e não possui acostamento. Um pequeno trecho próximo a lagoa está quase coberta pelas dunas, e ameaça isolar a pista.

O outro acesso é pela Avenida Dr. João Silva Filho em Parnaíba. A via é de calçamento, grande parte do percurso encontra-se esburacado e em alguns trechos os buracos tomam toda a avenida. O lixo acumulado no meio-fio e a falta de iluminação são outros problemas encontrados.

Avenida Dr. João Silva que da acesso a Lagoa do Portinho
No entorno da lagoa nos deparamos com calçadas danificadas e tomadas pela areia, o lixo deixado pelos visitantes e a presença de animais domésticos se misturam à vegetação, causando uma impressão de abandono. O comerciante, Aluísio Soares, que trabalha na lagoa há 29 anos, lamenta a ausência de ações do governo do estado e da prefeitura no local até o momento.

O projeto de contenção de dunas, executado pela Secretaria do Meio
Por falta de conservação dos equipamentos públicos do entorno da Lagoa
do Portinho a visão que o turista tem é de completo abandono
Ambiente do estado, causa a impressão de que não foi concluído. O adn10.com entrou em contato com Roseane Galeno, chefe do escritório da SEMAR em Parnaíba para verificar sobre a informação da paralisação do projeto, feita pelos comerciantes.

Roseane Galeno afirmou que o projeto de contenção de dunas já foi concluído. Desde o início o objetivo era retardar o avanço das dunas e não em solucionar o problema, tendo
Mato, sujeira e urubus mostram o estado de abandono do entorno da lagoa
em vista que a movimentação da areia é um fenômeno natural e impossível de ser contido, mas que o órgão pretende executar em breve ações nesse sentido. Ainda segundo ela, se o projeto não tivesse sido executado, provavelmente o balneário já teria sido soterrado. Afirma.

A estiagem, os fortes ventos, a intensidade do sol e a atividade humana, foram alguns fatores que contribuíram para que o resultado
Projeto de contenção das dunas não surtiu o efeito esperado
não ficasse como o esperado, e que aceleram ainda mais a movimentação das areias em direção à lagoa e a área urbana.

Outro ponto que chama a atenção é o baixo nível das águas da lagoa, que também se atribuí ao período de estiagem, e a pouca chuva que caiu na região até o momento não foi o suficiente para elevar o nível das águas.

Sobre a infraestrutura, o governo do
Baixo nível das águas preocupa
estado informou de que existia um projeto de requalificação turística para a lagoa, mas foi cancelado pelo ministério do turismo. Segundo Cristina Lages, superintendente de obras da SEINFRA, a nova gestão está atualizando e adequando o projeto para buscar recursos. Já o superintendente de turismo do município, Marcos Fonteles, que ocupa a pasta a pouco tempo, relatou que já deu início as conversações com os órgãos competentes para definir as ações que deverão ser tomadas.

Outro problema é a inexistência de transporte público que interliga a lagoa ao centro de Parnaíba, principalmente nos fins de semana. Apesar dos problemas a lagoa do portinho é ainda um dos pontos turísticos mais frequentados do estado principalmente nos períodos de início, fim de ano, férias escolares e aos fins de semana. Para Aluísio Soares, Quando mais bonita e melhor estiver, a lagoa atrai mais pessoas.”


Edição do Jornal da Parnaíba | Fonte: adn10.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu fosse secretario do meio ambiente, faria o seguinte:

Primeiro, proibiria o uso de veículos nas dunas.

Segundo, proibiria a construção em direção a lagoa.

Terceiro, elaboraria mais um projeto de contenção das dunas. plantação nativa na dunas para que ela parem de avancar sobre a cidade.