domingo, janeiro 19, 2014

Parnaíba precisa de uma resposta sobre a obra de requalificação da Beira Rio

Próximo governador tem que ter compromisso com as obras estruturantes e que ou estão paradas ou não foram iniciadas na cidade de Parnaíba, a exemplo da Beira Rio.

Obras foram iniciadas em abril de 2011, paralisada uma
semana depois e órgãos não se entendem
Com a paralisação desde abril de 2011 das obras de requalificação urbanística e paisagística da Beira-Rio no Bairro do Carmo, em Parnaíba, com risco de inundação daquela região, caso tenhamos um inverno rigoroso, Parnaíba perde um importante investimento que muito contribuiria para alavancar o turismo e com grande efeito na vida noturna da cidade. A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) deu ordem de serviço para o início de obras no município Parnaíba, no dia 5 de abril e uma semana depois de iniciada as obras foram paralisadas.

Segundo declarações do Sr. Antônio de Pádua Mello, secretário de Serviços Urbanos e Defesa
Sr. Antônio de Pádua Mello, secretário de Serviços
Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba à época 
Civil de Parnaíba à época (atualmente dirigida por Heleno de Sousa Maia), para que a obra tivesse continuidade a empresa STAFF Construtora, responsável pela obra, precisava efetuar o pagamento das taxas rotineiras, obrigatórias em qualquer obra e a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro da empresa para atender ao disposto na Lei 6.496/77 e Resoluções do CONFEA. Pelo visto estas obrigações não foram satisfeitas, e se foram faltou diálogo, planejamento e até vontade política para encontrar uma solução onde o povo fosse beneficiado. Ficou uma imagem negativa entre os poderes municipal e estadual e órgãos responsáveis pela regularização da documentação a ponte de nós, os parnaibanos, não entendermos direito o que aconteceu para que uma obra de tanta importância fosse paralisada.

Mureta de concreto que protegia o Bairro Do Carmo de
enchentes foi demolido, deixando o bairro
vulnerável a cheias
O secretário disse que as obras estão abandonadas e se tornou alvo de vândalos que danificaram a estrutura da mureta. Ele acredita que se a situação ficar pior terá que interditar a rua. Outro detalhe é que os moradores do Bairro do Carmo estão sem proteção em casos de cheias nos próximos invernos.

A obra orçada em R$ 8.128.156,49 tinha por finalidade a urbanização da Beira-Rio com uma nova concepção turística. O projeto contempla passarela de contemplação (mirante), banheiros, píer, pavimentação externa, estacionamento, quadras poliesportivas, quiosques, pista para passeio, áreas de lazer, muro de arrimo, pavimentação asfáltica da Avenida Nações Unidas e portal de entrada. A obra deveria ser executada num prazo de 300 dias.

Mureta reconstruída certamente não resistirá a forças das
águas do Rio Igaraçu, caso venha transbordar
Já estamos em janeiro de 2014, ano de eleição, e a obra da urbanização da Beira-Rio em Parnaíba que foi iniciada com a quebra do dique de concreto que protege o Bairro do Carmo de enchentes está parada desde então. Até hoje a STAFF Construtora, a mesma da construção do Porto de Luís Correia, não regularizou sua situação para continuar a obra. Já a reconstrução da mureta foi feita apenas uma parede de tijolo que certamente não resistirá a força das águas do Rio Igaraçu, caso transborde.

Este é ano de eleição e precisamos fazer um pacto com os candidatos, se necessário exigindo um compromisso firmado em cartório em que no caso de ser eleito dar sequência ao projeto de revitalização da Beira Rio.

Por outro lado acredito que já está mais do que na hora dos órgãos fiscalizadores e até ministério público entrarem em ação exigindo uma explicação do que foi feito dos recursos e o imediato reinício das obras e em caso de descumprimento aplicação de multa. E nossos combativos vereadores o que estão pensando e agindo sobre esta questão? Esta é uma obra que não pode esperar sob o risco de deixar centenas de famílias desabrigadas em caso de inverno rigoroso.

Jornal da Parnaíba | Por José Wilson
»Siga o Jornal da Parnaíba no Twitter
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: