quarta-feira, dezembro 18, 2013

Eletrobras e Agespisa implementam plano de ação para o litoral do Piauí

Representação da Eletrobras Distribuição Piauí em Parnaíba
Com a chegada das festas de final de ano, um dos pontos preferidos pelos turistas é o litoral do Piauí. Pensando nisso a Eletrobras Distribuição Piauí informou que já formatou um plano de contingência para preparar o sistema do litoral para o aumento na demanda e encaminhou para a Secretaria de Turismo

Segundo dados da empresa nas quatro cidades litorâneas, cujas populações somam 190,2 mil habitantes, a demanda por energia elétrica aumenta cerca de 30% durante as férias e feriado. Por isso, segundo o assistente da Diretoria de Operações, Gregório da Paz, foi realizada uma reunião com os responsáveis pelos setores de operação, manutenção e o gerente regional da região norte para definir as ações preventivas e o plantão de final de ano.

Representação da Agespisa em Parnaíba
A diretora de Marketing da Secretaria de Turismo do Piauí, Hilla Porto, disse que a secretaria espera um bom público, principalmente na praia de Barra Grande. “Este ano a data cairá no meio da semana, mas, mesmo assim, as famílias se preparam para passar o Réveillon em nossas praias por conta do período de férias, acreditamos que teremos um bom público principalmente na Praia de Barra Grande, onde os hotéis já estão lotados”, completou.

“Fizemos um planejamento das medidas preventivas nas subestações e nos alimentadores do sistema do litoral, estamos intensificando o programa de podas de árvores e fazendo manutenção preventiva nas áreas que tradicionalmente promovem eventos neste período”, explica.



A Distribuidora está disponibilizando 46 viaturas e 177 técnicos, entre: engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas e pessoal de apoio, para garantir o atendimento a qualquer eventualidade do sistema elétrico em toda a área dos quatro municípios do litoral, além de Piripiri, Piracuruca, Pedro II, Campo Maior, Castelo, Barras, Esperantina, Luzilândia e Batalha.

O litoral do Piauí é atendido pelas subestações Parnaíba I, Parnaíba II, Tabuleiros II e Camurupim que é recebe energia da Chesf em Piripiri. A região já possuía uma linha de Distribuição de 138kV e a Distribuidora construiu outra linha que opera em paralelo, dividindo o fluxo de potencia.

O gerente da Regional Norte da Eletrobras Piauí, Bernardo Teles, explica que as duas linhas de distribuição dão uma confiabilidade maior ao sistema. “Se houver falha em alguma dessas linhas, a outra garante a continuidade do fornecimento de energia”, finalizou.

Nesta sexta-feira (20), a Eletrobras Piauí fará a lavagem das subestações de Tabuleiros II, Parnaíba I e II, de forma preventiva, para evitar problemas nos isoladores e garantir o fornecimento de energia.

Agespisa elabora plano de ação 
A Agespisa também informou que está executando um plano de ação para garantir o abastecimento regular nas cidades do litoral piauiense nesse período de férias. 

Uma das principais providências é a instalação de seis grupos geradores de energia em locais estratégicos da região litorânea. Em Parnaíba, os equipamentos serão instalados na unidade de captação de água bruta e no complexo da Estação de Tratamento de Água. Já em Luís Correia, a geração própria de energia vai beneficiar as estações elevatórias de água e esgoto.

Outro gerador atenderá o Centro de Reservação do Povoado Barrinha, que abastece a Praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. No local, a empresa também vai instalar novas bombas nos poços.

“Os grupos geradores ficarão em setores importantes da produção e distribuição da água, garantindo o abastecimento mesmo em caso de falta de energia elétrica”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.

Durante todo o período de férias, a Agespisa vai trabalhar com plantões especiais para atender aos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas através do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita, inclusive de telefone celular.

Edição do Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

2 comentários:

Anônimo disse...

Lando em energia, esse governador do piaui deveria se preocupar em gerar empregos na parnaiba tambem. Wilson, como e que a parnaiba tem ios tabuleiros litoraneos e a energia carissima? Ta na hora do governp do estado baixar as tarifas de. Wnergia eletrica do perimetro e ofertar cartas de credito pra os irrigantes.

Anônimo disse...

Esse perometro precisa gerar empregos