sexta-feira, novembro 15, 2013

Oficinas do Salão de Humor têm grande procura mesmo no feriado

Ainda que o feriado traga a ideia de descanso, os participantes demonstraram muita disposição no feriado da Proclamação da República. A procura pelas oficinas de desenho superou as expectativas dos organizadores e oficineiros do 30º Salão Internacional de Humor do Piauí. Logo cedo, crianças, jovens e adultos aguardavam na Faculdade Internacional do Delta. Além de pessoas de moradores locais, estudantes do município de Murici dos Portelas, a aproximadamente 90km da cidade de Parnaíba, chegaram em caravana para participar das atividades.

O humor literalmente tomou conta das oficinas em plena manhã de 15 de novembro com a irreverência dos ilustradores e caricaturistas Hermé Antune (Minas Gerais), Carlos Fernandes (Santo André-SP) e Eduardo Meneses (teresinense que mora em Luís Correia). Todos reunidos numa mesma oficina, os artistas ensinaram técnicas de observação composição.

Francisco das Chagas do Rosário é um estudante do curso de matemática da UFPI que mora em Buriti dos Lopes, a 30km de Parnaíba. Mesmo que a distância não seja tão grande, ele relata a dificuldade de deslocamento para a cidade-sede do Salão. "Hoje eu tive que vir de táxi porque é feriado e não tem ônibus, mas eu não podia deixar de vir e participar do evento." Mesmo com todas as dificuldades, Francisco pretende participar das atividades do Salão enquanto durar o evento, mesmo tendo que fazer o trajeto de ida e volta todos os dias, dependendo, às vezes, de conseguir uma carona.

O estudante afirma que há anos tinha vontade de participar do Salão de Humor, mas diz que é a  primeira vez que participa, já que era bem mais difícil se deslocar para Teresina. Apesar de estudar matemática, Francisco revela que desenhar é sua paixão desde criança e que ainda vislumbra a possibilidade de trabalhar desenhando. "Quando você olha os desenhos de artistas famosos, como os que estão aqui, você acha que é quase impossível fazer um trabalho semelhante, mas depois que eles ensinam as técnicas, você vê que não é tão difícil e que é possível realizar este sonho." 

A criançada se divertiu com as atividades propostas. Thaísa, de 13 anos, veio de Murici dos Portelas e não teve dúvida quanto ao tema do desenho: a natureza. Ela diz que prefere desenhar a natureza porque percebe que as pessoas estão desmatando muito e acredita que os seus desenhos possam tocar o coração e a mente das pessoas pela preservação do planeta.


Edição do Jornal da Parnaíba | Por Iane Carolina

Nenhum comentário: