domingo, novembro 03, 2013

Detentos fogem da Penitenciária de Parnaíba, quatro ainda não foram recapturados

Presos usam barra de ferro para abrir buraco em cela e fugir; quatro estão apenados ainda estão foragidos.

Buraco aberto para a fuga dos detentos
Quatro detentos fugiram, na noite deste sábado (03), da Penitenciária Mista de Parnaíba, município a 343 quilômetros de Teresina. A informação foi confirmada pelo diretor do Sindicato dos AgentesPenitenciários da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi) da cidade, André Seixas.

Os detentos fugitivos foram identificados como Eduardo José Nogueira, Justino Fonteles dos Santos, Rogério Ribeiro e Antonio Mário Rodrigues de Sousa. Eles teriam utilizado uma barra de ferro para abrir um buraco na parede da cela em que estavam custodiados. Os fugitivos são considerados de alta periculosidade e um deles cumpre pena por assalta a banco na cidade de Cocal

“A fuga acorreu por volta das 21h deste sábado. Com barra de ferro, eles conseguiram furar parede. Na cela tinham 14 detentos, mas o espaço tinha estrutura para receber apenas três pessoas”, conta André Seixas.


Estrutura utilizada para pular o muro
Depois de ter passado pelo buraco os presos também arrebentaram um cadeado para ter acesso a parte externa. Utilizando uma pia como acesso, eles conseguiram pular um muro e chegar a rua. O momento da fuga foi percebido por militar que fazia segurança do local.

“O segurança chegou a efetuar disparos, mas não teve êxito. A informação que temos é que eles são de alta periculosidade. Entre os fugitivos estão até pessoas que teriam envolvimento com assalto a uma agência bancária de Cocal”, explica o representante da categoria.

Buraco da cela visto por dentro
Até esta manhã de domingo, não há informações sobre o paradeiro dos fugitivos. Para o diretor do Sinpoljuspi, um dos motivos da fuga é a falta de estrutura da Penitenciária Mista, e também a superlotação. 

“A Secretaria de Justiça tem praticado uma política de admissão de presos equivocada. De seis meses para cá houve acréscimo de 50 presos. Hoje, são 343 detentos ocupando um espaço capaz de atender apenas 136. A vigilância por parte dos agentes fica prejudicada”, disse. 

Os 10 detentos que ficaram na cela foram remanejados para outros espaços enquanto se providencia os reparos na estrutura. 

Secretaria da Justiça reage
Uma equipe de TV de Teresina entrou em contato com a pasta para que fossem esclarecidas denúncias feitas pela direção do Sinpuljuspi de Parnaíba. A assessoria de imprensa revelou que apenas vai se pronunciar após apurar os fatos junto com servidores locais.

Antonio Mario, sentenciado no crime de furto pela Comarca de Cocal - é foragido da justiça de São José do Rio Preto-SP, e agora do presídio de Parnaíba.
 Assalto em Luis Correia- crime: Roubo.
Eduardo Nogueira(foto PC) é acusado de uma série de assaltos em Luis Correia, foi preso em 28 de Março do corrente ano
Assalto ao BB de Cocal, condenado pela comarca de Piracuruca por homicídio - pena de 17 anos de prisão.
Justino Fonteles dos Santos. Mandado de prisão - responde pela comarca de Parnaíba

Edição do Jornal da Parnaíba
Fotos: Divulgação Sinpoljuspi

Nenhum comentário: