terça-feira, outubro 15, 2013

Familiares de apenados da penitenciária de Parnaíba podem estar sendo usados sexualmente, alerta CNJ

CNJ alerta que familiares de presos da Penitenciária Mista de Parnaíba podem estar sendo  usados sexualmente por detentos mais fortes.

Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina
O Mutirão Penitenciário feito no Piauí pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ apontou que há possibilidade de familiares de presos da Penitenciária Mista de Parnaíba (345 km de Teresina) Juiz Nonon Fontes Moura  Ibiapina serem usados sexualmente por detentos mais fortes já que as visitas íntimas ocorrem dentro das próprias celas.

O CNJ conta que a Penitenciária Mista de Parnaíba recebe presos e presas condenados e provisórios, contando atualmente com 360 homens e 29 mulheres, sem registro de internos com medida de segurança aplicada.

Não há previsão de vagas para mulher gestante, embora tenha sido verificada a presença de uma presa provisória no terceiro mês de gestação, mantida no local há dois meses e aparentemente sofrendo forte stress por abstinência de uso de crack, segundo constatado no local em avaliação feita com pessoas que a conheciam e compartilhavam o mesmo espaço na unidade.

As visitas familiares ocorrem duas vezes por semana em local impróprio, sendo os presos mantidos no interior das celas e os familiares podem se aproximar pelas grades, ficando circulando no interior da galeria. A visita íntima ocorre concomitantemente no interior das celas. Este ambiente é de elevadíssimo risco para os visitantes, pela possibilidade de exigência de determinado preso “usar” sexualmente um familiar de outro preso “menos forte” na unidade prisional, obrigando-o a, durante a visita familiar, submeter-se aos caprichos sexuais do elemento mais poderoso no presídio.

Da Redação do Jornal da Parnaíba | Por Efrén Fibeiro/Meio Norte
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: