sexta-feira, setembro 13, 2013

Vereadores reivindicam banheiros nas praças e aumento salarial para músicos da Banda

Secretária municipal de saúde, Maria do Amparo
Coelho dos Santos, apresentou aos vereadores o
relatório do 2º quadrimestre das atividades
do exercício de 2013
Bastante movimentada a sessão da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (12), que discutiu e aprovou interessantes matérias, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, abrindo espaço ainda para a secretária municipal de saúde, Maria do Amparo Coelho dos Santos, apresentou aos vereadores o relatório do 2º quadrimestre das atividades do exercício de 2013 da secretaria.

Aos assessores que acompanhavam a secretária coube responder os vários questionamentos formulados pelos vereadores, a respeito do funcionamento setor no município.

Dentre as matérias discutidas e aprovadas destaque para requerimento de autoria do vereador Antônio Diniz, pedindo que o setor competente da prefeitura estude a  viabilidade da construção de banheiros públicos fixos nas Praças:  Mandu  Ladino, Santos Antônio, Antônio Dumont (Santa Casa) e Praça da Graça. Segundo o vereador, seu requerimento foi baseado em pedidos de populares, que sentem a necessidade da medida, que certamente beneficiará a muitos que circulam por essas praças e aqueles que trabalham nas imediações e que não dispõem de local adequado para suas necessidades.


Técnicos da Saúde acompanham sessão 
O vereador Gustavo Lima, que votou contra a matéria, afirmando inicialmente desconhecer cidades que possuíssem  banheiros fixos em praças públicos e, após fazer consultas, admitiu que elas existem, porém sempre passivas da ação de vândalos, que destroem e roubam equipamentos. Também foi questionado sobre a limpeza desses banheiros. ”Se os banheiros da rodoviária são do jeito que são, na questão sujeira, fica-se a imaginar como ficariam esses banheiros nas praças”, disse o vereador Carlson Pessoa. Mesmo votando a favor, a vereadora Fátima Carmino comentou que, embora não sendo possível a execução da medida em curto prazo a reivindicação era importante e necessária, podendo ser posta em prática no futuro.

Fátima Carmino, por outro lado, defendeu, também através de requerimento, aumento salarial para os músicos da Banda Municipal, que é um patrimônio do município, que já possui 127 anos de existência mas que os seus músicos são os que recebem o menor salário que é pago a servidor municipal. Ela destacou também os diversos compromissos para os quais a banda é requisitada e disse acreditar na sensibilidade do prefeito Florentino Neto, na avaliação da  situação da banda, que necessita também de local adequado para ensaios e guardar seus instrumentos.

Também foram aprovados dois requerimentos de autoria da vereadora Neta  Castelo Branco, que afirmou atender solicitação feita pelo promotor de Justiça Antenor  Filgueiras. Ela requereu a realização de duas audiências públicas: Uma no dia 8 de outubro para discutir “a discriminação da prostituição masculina e feminina na cidade” e outra, dia 15 de outubro, para debater o tema “estacionamento rotativo no centro da cidade de Parnaíba, tendo em vista a situação em que ficam as vias públicas do centro em horário comercial”.

Nesta sexta feira, encerrando as sessões ordinárias do mês, será feita uma homenagem ao  movimento de escoteiros de Parnaíba, proposta do vereador Astrogildo Fernandes.

Por Bernardo Silva/AsCom CMP
Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: