segunda-feira, setembro 16, 2013

PI: Cidades litorâneas são as mais procuradas por profissionais cadastrados no Mais Médicos

PI receberá mais cinco profissionais do Mais Médicos na segunda etapa O Piauí contará com mais cinco profissionais do Mais Médicos, que atuarão nas cidades de Cajueiro da Praia, José de Freitas, Luís Correia, Parnaíba e São João do Piauí. Resultado foi divulgado na última sexta-feira (13) pelo Ministério da Saúde. Os 400 médicos selecionados atuarão em 217 cidades e 10 distritos indígenas.

Ao todo, 400 profissionais foram selecionados para trabalharem em 217 municípios e 10 distritos indígenas. O resultado equivale a 28,3% do total de 1.414 profissionais inscritos nesta segunda fase. Entre os médicos, 232 serão destinados para municípios do interior e regiões de alta vulnerabilidade social, 157 seguirão para as periferias de capitais e regiões metropolitanas e 11 atuarão em comunidades indígenas.

Os municípios da região Nordeste tiveram o maior saldo com 160 participantes, seguidos por Sudeste (90), Centro-oeste (66), Sul (43) e Norte (30). Entre os estados, Goiás ficou com maior número de profissionais, 48 médicos, acompanhado de Ceará (42), Bahia (35) e Pernambuco (33), Minas Gerais (32), São Paulo (27), Paraíba (26), Rio de Janeiro (24) e Rio Grande do Sul (15).

Segundo o Ministério da Saúde, o desempenho da segunda etapa entre os brasileiros cobre apenas 2,4% da demanda por médicos apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes, que apontaram a necessidade de terem 16.625 médicos atuando na Atenção Básica. No Piauí, o levantamento feito entre as 224 cidades apontou a necessidade de 395 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Na primeira etapa do programa, 23 pessoas foram selecionados para atuarem em 20 municípios piauienses, mas apenas 12 profissionais assumiram o cargo.

Médicos estrangeiros
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que a definição dos brasileiros abre espaço para que os estrangeiros possam optar entre os postos remanescentes. A partir da meia-noite desta sexta-feira (13) e até domingo (15), as vagas remanescentes serão oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros.

"A prioridade do Ministério da Saúde é a contratação de médicos brasileiros, mas não podemos deixar a população à espera de atendimento. Por isso, vamos continuar abrindo oportunidades para que médicos de outros países possam preencher as vagas onde nenhum brasileiro quiser ir", assegura Padilha.

Em Teresina, a chegada dos 19 médicos cubanos está prevista para às 17h deste sábado (14). Eles virão em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e serão recebidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que garantiu a hospedagem e alimentação durante os dias em que eles terão atividades na capital.

As cidades que receberão os médicos cubanos são: Bocaina, Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX, Esperantina e São Miguel do Tapuio.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Catarina Costa/G1 PI

Nenhum comentário: