domingo, setembro 22, 2013

Ilha do Tabuleiro – uma viagem no tempo

Capela dedicada a "Nossa Senhora das Dores"
no Bairro Tabuleiro - Foto: Morais Brito
A Ilha Grande de Santa Isabel, integrante do delta do Parnaíba, após a construção do Canal de São José foi dividida, surgindo na parte oriental do verdadeiro leito do rio Igaraçu até o lugar Tucuns (Porto da Mangueira) na confluência com o canal de São José. Assim, a outra parte permaneceu com a denominação tradicional – Ilha Grande de Santa Izabel – hoje pertencendo aos municípios de Parnaíba e Ilha Grande do Piauí.

A existência do lugar do Tabuleiro se noticia a partir de 2 de setembro de 1759, portanto antes da criação da Villa de São João da Parnahiba, quando Manuel Rebelo Bandeira recebeu uma data de terra com essa denominação. 

Visualização via Goggle da Ilha do Tabuleiro
em Parnaíba (PI
)
A partir daí, foi iniciada a sua ocupação legal, estando hoje sob domínio do governo federal, mas, dividida em glebas de terra ocupadas por diversos posseiros. Uma dessas posses, pertencente a Mitra Diocesana, está em processo de legalização em favor de diversos moradores residentes em pequenos terrenos, graças a entendimento entre a Diocese de Parnaíba, Prefeitura Municipal e o órgão governamental Secretaria do Patrimônio da União (SPU), serviço, responsável pelas terras de domínio do governo central.  

Essa ilha é um dos mais belos recantos da Parnaíba, estando situada ao Norte com os bairros São José, Nova Parnaíba e Bebedouro, ao Sul com o rio Parnaíba e comunidade Igaraçu, ao Leste com os bairros São Vicente de Paula e Rosápolis e ao Oeste com o canal de São José, salientando que distam 2 km da Praça da Graça, marco central da cidade.

Dada a beleza e situação estratégica do lugar em termos de mobilidade urbana como caminhamento ao centro da cidade e outros bairros, impõe-se a necessidade urgente da tomada de medidas por parte  da atual administração municipal, em acionar providências no sentido de viabilizar a construção de pontes de concreto armado nas travessia da Av. das Normalistas e  Av. Ranato Santos (Transtabuleiro) – substituindo a existente de madeira –  execução da limpeza , vigilância sanitária-ambiental e recuperação seguida de saneamento do leito do rio Igaraçu,  garantindo com isto, boa performance administrativa no momento  com vistas a um  futuro bem próximo.

Phb. 20/09/2013 – Vic.
Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”
Edição do Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: