segunda-feira, setembro 30, 2013

Ex-Coronel Correia Lima: ‘Mandei matar e você também mandaria’

Quando ainda estava solto e era considerado um ‘homem perigoso’, o então coronel da Polícia Militar do Piauí, José Viriato Correia Lima, confessou que mandou mesmo matar o policial Leandro Safanelli (crime que hoje ele nega qualquer participação). 

A confissão foi feita ao jornalista Walcy Vieira, que na época era Editor de Polícia do Jornal Meio Norte, na presença do fotógrafo Manoel Messias, e do então superintendente do Jornal Meio Norte, Ademar Bastos.

A confissão que Correia Lima fez a Walcy Vieira foi em tom ameaçador. ‘Eu mandei matar e você também mandaria. Ele [Leandro] mexeu com minha filha; se fosse com a sua você faria o mesmo’, disse, em tom arrogante, dentro de uma sala do Jornal Meio Norte.

Na época da confissão, Walcy Vieira havia feito uma sequência de matérias em que apontava Correia Lima como mandante do crime. Um delegado da Paraíba tinha vindo a Teresina investigar Correia Lima pela morte de um tio dele (então coronel), que havia sido assassinado por afogamento na Paraíba e um seguro beneficiava diretamente Correia Lima.

No Piauí, o delegado da Paraíba recebeu o apoio do também delegado da Polícia Civil do Piauí, Evaldo Farias. Mas foi o próprio Evaldo Farias quem deu uma carta de boa conduta para Correia Lima.

Com a carta em mãos, constando que não existia nada que desabonasse a sua conduta, Correia Lima foi a Redação do Jornal Meio Norte para que as matérias de Walcy Vieira fossem desmentidas.

- ‘Aí, você que é o Walcy Vieira? Pensei que fosse um homem alto; olhos verdes; bem forte‘, ironizou Correia Lima.

- ‘Pois não sou não coronel. O senhor ia atirar no homem errado‘, disparou Walcy, frente a frente com o então temido Correia Lima.

Na época, no Piauí, era praticamente proibido citar o nome de Correia Lima de forma negativa. A fama dele de matador fazia eco de norte a sul do Estado. Era influente. Amigo de autoridades. Ele dizia e acontecia.

Disse ao secretário de Segurança da época que mataria o delegado Arias Filho, caso fosse indiciado no crime de Leandro Safanelli. Foi indiciado e Arias Filho foi morto à tiros pelo soldado Moreira quase na porta da Secretaria de Segurança. Arias foi quem comandou as investigações do assassinato de Leandro Safanelli.

Hoje, preso há mais de uma década, Correia Lima se encontra sendo julgado pelo Tribunal do Júri do município de Parnaíba, litoral do Piauí, onde Leandro foi assassinado. Ele (ex-coronel) nega qualquer participação.

Edição do Jornal da Parnaíba | Fonte: Portal Ai5 Piauí
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: