domingo, agosto 11, 2013

Recordar é preciso - IV

Casa Grande de Simplício Dias da Silva
RECORDAR É PRECISO - IV

Estamos em agosto de 2013 e nos dias 14 e 18 próximos, Parnaíba completará dentro de suas datas mágnas de existência, 251 anos da instalação da Villa de São João da Parnahiba e 169 anos de  elevação à categoria política de cidade da Parnahiba.

Entretanto,  nas comemorações previstas para as datas, não se viu no convite elaborado pelo órgão competente da Prefeitura Municipal, alguma atividade pedagógica alusiva às datas tão importantes no seio das comunidades de educação e cultura.

Mas, como é agosto que antigamente era o mês do desgosto, vale a penas recordar algo deste mês, través de artigo publicado no Jornal Inovação  em 1979, na série  Missivos Para Simplício Dias:
                  
      ENFIM AGOSTO, GOSTOS E DESGOSTOS

Caro Fidalgo,

Estamos em agosto de 1985 e parece que, finalmente, as demasiadas chuvas caídas neste inverno, foram-se de vez, deixando cá entre nós,  uma situação caótica, principalmente, no seio da população ribeirinha, promotora da dinâmica maior na ação produtiva agro-pastoril dessa terrinha piauiense.
A região deltense, como bem diz nosso caboclo, virou um mar de água doce cobrindo de roldão todas as várzeas e até mesmo parte das suas raras chapadas. Mas, como diz o adágio popular – “dentre os males o menor” – acredito que as cheias advindas de rigorosos invernos, embora provoquem um êxodo rural temporário, trazem também, um saldo positivo na  melhoria orgânica das áreas cultiváveis.

Foi-se Julho, o “mês maior” do turismo piauiense e lá no Hotel Rio Parnaíba, continuam aqueles tapumes de obras inacabadas a desafiar a tolerância da gente parnaibana, tal e qual,  aconteceu na Praça da Graça em 1979, naquele 31 de agosto, quando o fogo da mocidade parnaibana atiçou-se e se alastrou por toda aquela paliçada, transformando-a em cinzas que hoje misturam-se a beleza da sua atual paisagem.

Enfim, neste mês, a nossa Parnaíba de Nossa Senhora da Graça, completa os seus 141 anos, com suas ruas esburacadas, empoçadas e fétidas, digna de uma sede de pólo turístico da velha república.” Que beleza ”

Cordialmente,
DEPAULA
Inovação, agosto de 1985 – 55ª edição em Of set
Vicente de Paula Araújo Silva “Potência” (foto ao lado)
      Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
      Da redação do Jornal da Parnaíba







Nenhum comentário: