domingo, agosto 04, 2013

Recordar é Preciso - III

Estamos em agosto de 2013 , ano em que Parnaíba completará 169 anos de sua elevação à categoria política de cidade. Mas, dentro do túnel do tempo, entre artigos publicados no Jornal Inovação tem um texto do saudoso amigo José Alfredo Lages, que traduz todo o sentimento de amor à nossa Princesa do Igaraçu, quando vivíamos um período nebuloso em termos de progresso. Deliciemo-nos com o mesmo:

PARNAÍBA, CIDADE QUERIDA

Texto de: José Alfredo Lages Gonçalves
Parnaíba, sinto o teu esplendor embaçando dia-a-dia. Observo que teu semblante desfigurado, os teus cantos de alegria tornaram-se, hoje, nostalgia. Que mal te aflige? Que enfermidade te molesta? Por acaso, não és uma pérola encravada no Atlântico? Tens uma geração de jovens, homens capazes. Ah! sim… entendo tuas lamúrias.

A exemplo de uma raça, que na Segunda Guerra Mundial foi totalmente envolvida em situação dramática, exclusivamente para acomodar-se e acreditar que aquele movimento, que então se esboçava, seria efêmero e os danos prontamente, corrigidos, hoje, este mesmo povo, já tem novo conceito em relação a tendências semelhantes.

“A melhor defesa é o ataque”. Assim, minha Princesa do Igaraçu, estamos nós, acomodados, como o cordeiro da fábula de Esopo, esperando melhores dias, vendo os senhores das injunções políticas tentando a todo custo tapar o sol com a peneira, desviar as atenções da marcha célebre da derrocada. Ainda agita-se o nosso vento, valente, vibrante, como se objetivasse balançar, além das palhas dos coqueiros, a sua gente, encantada com o canto da sereia. BASTA! Conterrâneos, ergamos um brado e salvemos o que ainda RESTA.

Inovação, julho 1979 – 20ª edição

Nota: O texto a seguir é da redação do jornal quando as críticas eram dirigidas à administração municipal na época : “Parnaíba é atualmente a cidade mais mal administrada do Brasil“.

Por: Vicente de Paula Araújo Silva “Potência”
Da redação do Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiro vamos parar desse negocio de princesa do Igaracu.

Acho que Capital do Delta das Americas ou Capital do Baixo Parnaiba soaria melhor.