terça-feira, agosto 13, 2013

Apenas 23 médicos aceitaram trabalhar no Piauí. 2 para Parnaíba

Programa Mais Médicos: Só 23 profissionais brasileiros aceitaram trabalhar no Piauí. 2 para Parnaíba.
O Ministério da Saúde divulgou, ainda na semana passada, a lista dos profissionais brasileiros que confirmaram a sua participação no primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. Foram contemplados na lista 20 municípios do Piauí, escolhidos por 23 médicos. A maioria deles (20) atuará em cidades do interior de maior vulnerabilidade social e outros três nas periferias da capital e região metropolitana.

O número de vagas preenchidas equivale a 5,8% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 395 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

As cidades melhor contempladas foram escolhidas, cada um por dois médicos. São elas Teresina, Parnaíba e Miguel Alves. As demais cidades, todas com um médico, são: Alto Longá, Amarante, Batalha, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Caraúbas do Piauí, Curralinhos, Demerval Lobão, Gilbués, Jatobá, José de Freitas, Lagoa do Sítio, Oeiras, Palmeirais, Piracuruca, Santana do Piauí e São Francisco do Piauí.

Ao todo, 938 médicos brasileiros assinaram o termo de compromisso confirmando a participação no programa. Deste universo, 51,8% selecionaram municípios das periferias de capitais e regiões metropolitanas e 48,1% restantes, municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas nesta chamada. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da necessidade de 15.460 médicos apontada pelos municípios de todo o país.

“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em quinze dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”, destaca.

Os 938 médicos representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.

Este grupo terá até quinta-feira (8) para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado (10). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

Edição de Wilson Junior para o Jornal da Parnaíba com informações do a24horas
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: