sábado, julho 06, 2013

Turistas aprovam litoral do Piauí, mas reclamam da falta de investimentos

Principal problema é a falta de estrutura para receber os turistas. Em plena alta temporada, movimento ainda é considerado fraco.
A cada ano que passa a cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí há 338 quilômetros ao Norte de Teresina, sofre com a falta de estrutura para receber os turistas em épocas de alta temporada. No mês de julho, época de férias escolares é comum a falta de água e de luz na cidade.

Outro problema que atinge o turismo em Luís Correia é o pouco movimento no litoral. Segundo o comerciante Carlos José Rodrigues Machado, conhecido como ‘Carlitos’ esse problema é por conta da falta de investimento em divulgação do governo do estado.

Carlos José Rodrigues Machado, conhecido como
‘Carlitos’ dono de barraca na Orla de Luis Correia
"Precisamos de mais divulgação para nosso litoral se tornar mais conhecido pelo país. Pagamos impostos e queremos ver isso retornar em forma de investimento", reclamou comerciante.

Na praia de Atalaia, uma das mais conhecidas do litoral piauiense, o movimento ainda é pouco mesmo com a alta estação. Poucos turistas de outros estados que passaram pelo local falaram que conheceram através de amigos. A turista carioca Carol Lodi disse que foi conhecer o litoral e ficou desapontado com pequenos problemas. “O lugar é muito bonito, porém pouco iluminado em alguns locais. Além disso, ainda vimos sujeira por certos pontos da praia e uma falta de programação para a diversão do turista na noite”, comentou.

Casal paulista Elói e Silvana Rost
O casal paulista Elói e Silvana Rost informou que esta era a primeira vez que vinha à Luís Correia, que as estradas estão em bom estado, porém pouco iluminadas. “Senti uma diferença enorme em certos locais, como na estrada para litorais de outros estados. Eu acho que é preciso mais iluminação e segurança, pois no resto ela está em perfeito estado” explica.

O vendedor ambulante Cicero Pereira dos Santos comentou também que não vê nenhum investimento e que muitos já perderam a confiança nas promessas anteriores. “Eu trabalho aqui há 20 anos e vejo entrar e sair governo e não mudar nada. Não adianta esperar por eles. Muitas vezes nós que fazermos os reparos em nossos quiosques para não ficar pior a situação. Não foi divulgada nenhuma programação para animar os turistas”, informou a comerciante.

Ondas Bar onde tem a cerveja mais gelada e o melhor preço
Hilla Porto, diretora de operações e marketing da Secretaria Estadual de Turismo, afirmou que uma programação deve ser divulgada até a segunda quinzena do mês de julho. Na Orla de Atalaia uma empresa foi contratada para limpar e desobstruir as vias durante o período de alta temporada.

Hilla disse ainda que para dar início aos eventos em início de mês custa uma demanda de recurso grande, mas o órgão está desenvolvendo ações para resolver os problemas.

O Sr. João, proprietário do Ondas Bar, uma das Barracas da Orla da Praia de Atalaia mais frequentada, encontrou uma solução para melhorar a frequência dos visitantes, reduziu o preço da cerveja, especializou-se em deixar a cerveja sempre geladinha e mantém os principais pratos da culinária piauiense com preços bem competitivos.

De acordo com o site contas abertas, o Ceará investiu no ano passado R$ 30 milhões no turismo do estado, já o Piauí até o mês de julho investiu apenas R$ 500 mil. O Secretário Estadual de Turismo não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Jornal da Parnaíba | Por Ellyo Teixeira/G1 PI
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: