| Oratório Público no Casarão de Simplício Dias da Silva (Foto tirada dia 27 de junho por: Helder Fontenele) |
“Te Deum” e traslado da Imaculada Conceição será realizado nesta quinta-feira, dia 11 de julho;
A Imagem de Nossa Senhora da Conceição colocada no oratório do Casarão de Simplício Dias da Silva para homenagear seu irmão assassinado, Raimundo dias da Silva, será recolocada em seu nicho no dia 11 de julho.
A imagem original fabricada em porcelana veio de Portugal e pertencia a uma das embarcações de Simplício Dias da Silva. Este era um hábito dos Dias da Silva, ter um patrona de cada embarcação para dar-lhe proteção e Raimundo Dias da Silva era devoto da Imaculada Conceição.
Segundo informações de Gardenia Maria Nunes Correia acontecerá uma Celebração do “TE DEUM” (hino litúrgico católico) e o translado da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para o Casarão Simplício Dias as 17h30min na Catedral, ou seja, a imagem será reconduzida ao seu nicho, pois segundo Gardênia, foi retirada para que fosse feita a reforma do casarão onde atualmente abriga o Museu Municipal, localizado na esquina com o Armazém Paraíba.
| Oratório público de Nossa Senhora da Conceição, na esquina do Sobrado de Simplício Dias da Silva (Foto do dia 29/09/2010) |
Este tipo de oratório residencial público, é uma raridade, pois só existem dois no Brasil, este de Parnaíba e outro em Salvador, mas que por muitos anos de abandono ficou meio desgastado e esquecido entre as folhas dos oitizeiros, dos fios elétricos e do aparente desinteresse pela memória da cidade por parte do poder público.
A imagem do oratório é de Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição é um dogma da Igreja Católica sobre a concepção de Maria, mãe de Jesus), finalmente voltará ao seu local para satisfação do seu criador, Simplício Dias da Silva.
| Casarão Simplício Dias de Silva atualmente funciona o Museu de Parnaíba |
Esperamos que seja procurada uma forma de divulgação desta raridade junto aos turistas e até mesmo para os parnaibanos, pois ao colhermos material sentimos que a população parnaibana em sua maioria desconhecia a existência do oratório. Acredito que o dinâmico Superintendente de Cultura de Parnaíba, Hélder Souza, em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Diocese de Parnaíba já estejam estudando alguma novidade para valorizar o oratório e dar visibilidade.
Da redação do Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas
Um comentário:
Amigo, a imagem já foi recolocada! E no dia 11 de junho! Vc já havia postado isso no mês passado!
Postar um comentário