quarta-feira, junho 19, 2013

Transporte público é alvo de protesto na cidade de Parnaíba, Litoral do PI

Manifestação foi realizada nessa terça-feira (18) próximo à UFPI. Estudantes criticaram o atual sistema de transporte público da cidade.
Com cartazes, os estudantes criticaram
serviços prestados em vários setores
(Foto: Samuel Lima)
O transporte público foi alvo de protesto na cidade de Parnaíba, no Litoral do Piauí. Um mobilização que começou através das redes sociais levou para as ruas da cidade cerca de 700 pessoas nessa terça-feira (18), segundo informações da Polícia Militar. O movimento é para os organizadores uma extensão das passeatas, que reuniram mais de 250 mil pessoas pelo Brasil nesta segunda-feira (17). A mobilização teve início por volta das 17h próximo à Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Avenida São Sebastião, um dos maiores corredores da cidade.

Os manifestantes foram às ruas após um debate realizado no auditório da UFPI que teve como tema ‘Transporte Público em Debate’. O evento foi realizado por estudantes da Universidade Estadual do Piauí e UFPI. As reivindicações vão desde o atual sistema que opera na cidade, feito através de uma Cooperativa e que tem 45 veículos tipo van e micro-ônibus para atender mais de 25 mil usuários na segunda maior cidade do estado.


Passeata dos estudantes percorreu as
principais avenidas e durou duas horas
(Foto: Samuel Lima)
“Aproveitamos a pauta nacional para estender aqui uma antiga reivindicação dos moradores de Parnaíba com relação ao transporte público. Com as manifestações que estão ocorrendo em outras cidades posso dizer que aqui nós tomamos um fôlego para nos mobilizar”, disse um dos organizadores do movimento e que preferiu ter a identidade preservada.

Além dos cartazes criticando o atual sistema de transporte, alguns estudantes aproveitaram para chamar atenção com críticas voltadas a outros setores como educação, saúde e também se posicionavam contra a PEC-37, que retira do Ministério Público e de outros órgãos o poder de investigação criminal tornando esta uma atribuição exclusiva da polícia federal e civil.

A manifestação durou cerca de duas horas e durante a passagem dos manifestantes o trânsito ficou complicado e a polícia militar foi acionada para manter a ordem. De acordo com o coronel Raimundo Rodrigues Sousa, comandante do Batalhão da Polícia Militar, não houve nenhum registro durante o protesto em Parnaíba.

"Ficamos em alerta para não deixar que grupos viessem a usar da justificativa da manifestação para causar bagunça. Os estudantes fizeram tudo de forma pacífica e não houve nenhum abuso", informou o comandante.

Da redação do Jornal da Parníba | Patrícia Andrade/G1 PI


Nenhum comentário: