sexta-feira, junho 07, 2013

População de Brejinho, em Luis Correia, clama por emancipação política

Estrada para Brejinho, zona rural de Luis Correia (PI
Foi aprovado pelo plenário da Câmara, na última terça-feira (04), o projeto de lei complementar do Senado que constitui regras para a criação, incorporação e desmembramento dos municípios brasileiros. O projeto que já estava na Câmara desde 2008 foi votado como medida de urgência, e destaca alguns pontos fundamentais para que a emancipação de determinadas localidades aconteça. Dentre eles, serão avaliados a viabilidade financeira municipal, população mínima e a consulta prévia por meio de plebiscito nas localidades envolvidas.

O tramite de emancipação deve iniciar com um requerimento subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes nas regiões com a citada pretensão. Relacionado ao Brejinho, na Zona Rural de Luis Correia (PI), o documento deve ser encaminhado a Assembleia Legislativa do Piauí, como ordena o projeto.

No caso de anuência da Assembleia, a emancipação do Brejinho será oficialmente apresentada ao povo de Luís Correia, na forma de plebiscito (eleições). Se houver recusa por parte dos luís-correienses, um novo plebiscito só ocorrerá num prazo de dez anos.

Fontes afirmam que as documentações necessárias em favor da emancipação do Brejinho, já foram providenciadas junto aos órgãos competentes.

XIII São João da Parnaíba será
de 21 e 29 de junho na Praça Mandu Ladino
Opinião:

Com base nos dados fornecidos pelo IBGE, a palavra diminutiva “Brejinho” nem por longe traduz a grandiosidade daquela região, que, há décadas, não consegue obter o merecido reconhecimento por parte dos governantes luíscorreiense.

A Grande Brejinho, localizada a 70 km do município de Luís Correia, regida pelo povoado em questão, caracteriza-se como uma das maiores bacias leiteiras do Estado do Piauí, e congrega boa parte dos eleitores da Zona Rural deste município.

Sabemos que a Prefeitura de Luís Correia arrecada milhões de reais por ano, decorrente de Fundos internos e dos Programas do Governo.

Federal que, por sua vez, ajudam a financiar o Desenvolvimento, a Saúde, Habitação, Cultura, Esporte, e tantas outras aéreas referentes aos municípios. O maior exemplo é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo repasse de verbas relacionadas ao desenvolvimento educacional brasileiro, como: transporte escolar, merenda escolar, pagamento de profissionais desta área, reformas prediais de escolas e creches, compra de equipamentos para escolas, dentre outros.

Haja vista que boa parte das receitas milionárias recebidas pela prefeitura de Luís Correia, advém dos números populacionais da Grande Brejinho, que a grosso modo não vem conseguindo se desenvolver como o esperado. Entretanto, para que um maior desenvolvimento aconteça nesta localidade, faz-se necessário que todos os recursos financeiros conseguidos pela Grande Brejinho, sejam, exclusivamente, voltados a região brejinhense.

O desmembramento do Brejinho iniciará uma série de vantagens às populações envolvidas, pois ocasionará uma maior centralização administrativa, bem como aplicações de recursos públicos voltados a suas devidas regiões. Dessa forma, os cidadãos de Luís Correia e Bejinho terão maiores oportunidades de crescimento, de trabalho, estudo e desenvolvimento social no todo.

Nossa equipe torce para que a emancipação aconteça!
Roderico Júnior para o Portal Luiz Correia

Edição: Portal Luiz Correia

Nenhum comentário: