sábado, junho 01, 2013

Inaugurado o centro administrativo da ZPE de Parnaíba

A ZPE de Parnaíba é a primeira a construir seu centro administrativo e a segunda etapa será executada com recursos do Governo do Estado e custará R$ 12,325 milhões.
Acompanhado do secretário estadual da infraestrutura, Castro Neto, o governador Wilson Martins visitará, nesta sexta-feira (31), a primeira etapa da obra da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), localizada em Parnaíba, a 366 quilômetros da capital Teresina.

A obra que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) e está próxima de ser concluída. “Será a primeira ZPE do Brasil a inaugurar a primeira fase da obra. O governador fez questão de visitar a mesma para verificar o andamento e a qualidade da construção”, disse Castro Neto.

A primeira etapa da ZPE consiste na construção do prédio administrativo, na guarita para controle de entrada e saída de veículos leves e pesados e na cerca perimetral. A sede administrativa já está pronta e conta com diferentes espaços como: sala de recepção e espera, corredor de circulação, sala de atendimento, diretoria administrativa, almoxarifado, tesouraria, diretoria geral, assessoria, presidência, sala de reunião, banheiros comuns e adaptados.

A cerca perimetral, que protege mais de 36 hectares de área total, está sendo finalizada. “Estamos nos concentrando na conclusão da cerca e na construção da guarita que deve ficar pronta no mês de julho”, afirmou Francisco Carneiro, chefe de engenharia da Seinfra.

A obra, que está sendo executada com recursos do Governo do Estado, conta com investimento de R$ 2,147 milhões de reais e será inaugurada no final do mês de julho.

A segunda etapa da obra prevê a construção de auditório, restaurante, guarita para controle de entrada e saída de pedestres, prédio da receita federal, galpão principal de armazenagem, galpões industriais, urbanização, infraestrutura viária, pátio para containers, estacionamento, instalação de rede elétrica e abastecimento d’agua.

No Brasil as ZPEs foram instituídas em 1988, atualmente existem 23 unidades, uma em cada estado da Federação, mas nenhuma delas entrou em operação.As ZPEs são isentas de impostos internos e podem importar, também sem impostos, bens de capital para sua instalação como, por exemplo, fornos rotativos para a indústria cimenteira.

O mais importante, segundo afirma Mirocles Veras, Presidente  diretor da ZPE Bahia, está por vir. A Price Waterhouse, que cuida do perfil de investimentos da ZPE, distribuiu um teaser do projeto a investidores internacionais e já recebeu 43 consultas sobre o desenvolvimento do empreendimento. Esse número pode pular para 213 empresas se passar no Senado projeto que aumenta de 20 para 40% para venda da produção da ZPE no mercado interno.

Jornal da Parnaíba | Por Larissa Neiva

Nenhum comentário: