domingo, junho 30, 2013

Hoje é dia do Bumba meu boi - ritmo genuinamente piauiense

Apresentação do Bumba Meu Boi na Praça Mandu Ladino em Parnaíba
Nem todos os piauienses sabem ou lembram, mas hoje, dia 30 de julho é dia do Bumba meu boi - ritmo genuinamente piauiense. O ritmo começou no Piauí no período da vaquejada e ainda hoje é representado pelo homem do gibão e chapéu de couro que mantém a suas apresentações em diversas cidades do Piauí.

Neste dia 30 de junho comemora-se o Dia Nacional do Bumba meu boi. Muitos não sabem, mas esse ritmo surgiu no Piauí, no período das extintas vaquejadas, difundindo-se fortemente no Maranhão e depois no Brasil todo, tomando diversas formas de brincar.

Quanto a data comemorativa, trata-se de uma regulamentação que o Governo Federal instituiu através da Lei nº 12.103 de 1º de dezembro de 2009, publicada no dia 02 de dezembro de 2009, no Diário Oficial da União. A Lei foi criada tendo como base o Projeto de Lei nº 133/2009 da Câmara Legislativa, de autoria do deputado federal Carlos Brandão (PSDB/MA).

A festa do Bumba Meu Boi é uma importante manifestação da cultura popular, uma das mais difundidas variações dos vários folguedos de boi existentes no país. O parecer técnico destaca os inúmeros grupos culturais, e a enorme diversidade de estilos, ’sotaques’, sons e ritmos que constituem essa manifestação.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: