quarta-feira, junho 26, 2013

Cego Bento morre em Parnaíba aos 92 anos

Cego Bento na TV Delta de Parnaíba
Faleceu no inicio da noite desta terça feira (25), em Parnaíba, Bento Araújo da Cunha, (Cego Bento) aos 92 anos de idade, em sua morada. O corpo está sendo velado em sua residência na Rua Armando Bulamarque, 251, Bairro Guarita, próximo a rua Anhanguera. O sepultamento está marcado para as 17 horas desta quarta-feira (26) para o Cemitério São Sebastião na Rua da Tabajara. 

O Cego Bento havia dado entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, na tarde de domingo do dia 19 de maio, em estado grave, mas ao ser completado os exames foi constatado que era caso terminal e foi liberado para ter seus últimos dias em casa ao lado de sua família. o Cego Bento, sanfoneiro bastante conhecido em Parnaíba.


Matéria relacionada: Cego Bento dá entrada no Hospital Dirceu em estado grave

"Hoje tem Festa no Céu, acaba de chegar para tocar a sua Sanfona Bento Araújo da Cunha, o famoso Cego Bento", postou o fotógrafo Helder Fontenele em seu Facebook.

Bento Araújo da Cunha (Cego Bento), músico de tradição, mestre popular e figura folclórica do Piauí, nascido no povoado Boa Vista, zona rural de Luis Coreia (PI) veio morar em Parnaíba ainda muito jovem, em 1940. Começou a tocar aos 10 anos, sendo o seu primeiro instrumento o realejo, depois tocou harmônica, mais foi a Sanfona que o consagrou tendo sido o pioneiro neste instrumento em Parnaíba. Um de seus professores de música foi o saudoso Raimundo Ribeiro (Raimundo Tropa) que era músico da Banda Municipal da Prefeitura de Parnaíba. Chegou a tocar na Praça da Graça e  no Cassino 24 de Janeiro, um dos mais importantes clubes que Parnaíba conheceu. Quando deixou de tocar em sua Banda, em 1981, criou o Trio Igaraçu, tocando até 2001 quando deixou de se apresentar.

O cego Bento deixa viúva Dona Maria do Carmo com quem teve 12 filhos.

Assista um pouco para matar a saudade do Cego Bento


José Wilson

Um comentário:

Anônimo disse...

Fica com Deus vovô.