terça-feira, junho 04, 2013

Agentes penitenciários pedem saída de diretor do presídio

Diretor da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina
de Parnaíba, David de Oliveira Freitas
Uma comissão formada por 12 agentes penitenciários de Parnaíba entregaram um documento a OAB, ao Ministério Público e ao juiz de execuções Stefan de Oliveira Ladislau solicitando a saída do diretor do presídio Fontes Ibiapina, David de Oliveira Freitas. De acordo com membros da comissão, a medida é contra o 'afrouxamento' nas regras do presídio que comprometem a segurança de agentes e detentos. 

Segundo o agente André Seixas, dos 32 servidores sem portaria, 29 assinaram documento e abaixo-assinado entregue na semana passada. Entre os itens apontados, o agente destaca que o diretor "está ilegal" na função e que as medidas verbalizadas, como a punição para agentes que usarem da força progressiva para os presos que se recusam a entrar nas celas, é reflexo "da ingerência" do diretor.

"Ele está ilegal na função e não tem curso de nível superior, o que compromete na qualificação e modo de gerir o presídio. Os presos não estão mais sendo punidos por questões disciplinares e a tentativa de fuga na semana passada e um espancamento que aconteceu durante a vistoria, refletem bem isso. Também fomos orientados a fazer ouvidos de mercador para os insultos dos presos e uma determinação diz que seremos algemados e encaminhados à Central de Flagrantes se utilizarmos da força para que os detentos que se recusam a às celas após o banho de sol", destaca Seixas.

André Seixas acrescenta  ainda que não houve portaria contras tais medidas, que foram apenas verbalizadas. Mesmo assim, os agentes justificam a entrega do documento para se precaverem  de possíveis punições, que ainda não aconteceram.

Ao Cidadeverde.com, o diretor David de Oliveira Freitas contesta as denúncias e afirma que são questões pessoais/políticas.

"Eu apenas não sou formado em Direito, mas tenho curso superior em Recife. Este movimento é de uma minoria de agentes que não estão satisfeitos com as exigências. Jamais disse que os agentes que se utilizassem da força progressiva fossem presos, mas não vou admitir  a violência contra um detento, por exemplo, que já está algemado e não oferece mais riscos", disse Freitas.

O diretor de presídios do Piauí, Wilson Gomes, disse que as informações ainda não foram repassadas à Secretaria de Justiça e que só depois se pronunciará sobre a denúncia.

José Wilson
Jornal da Parnaíba com informações e Foto do Blog do Pessoa


Nenhum comentário: