segunda-feira, maio 13, 2013

Um pouco da rica história do rádio em Parnaíba

Batista Leão, um marco na história do Jornalismo e do
rádio em Parnaíba
Rádio Educadora de Parnaíba  73 anos de uma história de sucesso.

A Rádio Educadora de Parnaíba AM é uma emissora de rádio brasileira, situada na cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí, que é sintonizada através da frequência 920 kHz AM. Foi fundada no dia 13 de maio de 1940, sendo considera a pioneira de todo o Estado do Piauí, e a segunda do nordeste. Hoje a emissora é afiliada da Radio Globo do Rio de Janeiro.

Em maio de 1940, foi inaugurada a primeira emissora de radiodifusão do Piauí, a Rádio Educadora de Parnaíba, em uma grande solenidade e ato festivo do qual participaram muitas autoridades locais e estaduais. A PRJA4 ZYE7 foi a segundo emissora do gênero a ser implantada no nordeste. Prestou grandes serviços a comunidade da região do norte do Piauí, maranhão e Ceará. Com auditório na Praça Santo Antônio, bastante moderno para as condições da épca, tinha uma excelente programação com o que havia de melhor da música, além disso, apresentava peças teatrais e programas de auditório, com casa sempre lotada. Seus idealizadores traziam grandes cantores do rádio que se apresentavam no Cine Teatro Edem, Cine Ritz, etc. um dos seus maiores incentivadores foi  idealizador foi eclético locutor Nelson Chaves, locutor de raras qualidades.

Não vamos falar aqui dos inúmeros e grandes locuculores que passaram por esta emissórra, esquecer alguns nomes seria uma grande injustição, pois todos deram sua parcela de contribuição, por menor que seja, mas foi valiosa para sua história. Quer lembrar apenas um nome importante do cenário político nacional, José Pinheiro Machado que foi um dos seus inúmeros presidentes da Rádio Educadora de Parnaíba.

Preciso falar também de uma das figuras mais importantes que deram vida ao jornalismo, parnaibano e da Rádio Educadora de Parnaíba, com suas mais eloquentes crônicas políticas que faziam o parnaibano ficar diante do rádio para escutá-lo. O Jornalista Batista, a quem tive o prazer de desfrutar de sua amizade e poder chamá-lo carinhosamente de “Badi”.

Vale lembrar também que a cidade de Parnaíba através da empresa Poncion Rodrigues & Cia Ltda. do pai do saudoso ex-governador, senador e deputado federal, Francisco das Chagas Caldas Rodrigues. Com a expansão do rádio a empresa também passou a vender através de sua filial em Teresina. Na época a empresa importava para Piauí a marca Philco, “de fama mundial pela qualidade”. Recebemos novos e sensacionais modelos para 1948.

Sobre essa mesma questão, José Raimundo Teixeira se pronuncia: A pioneira no Piauí é a Rádio Educadora de Parnaíba. Esta é que é a pioneira no Piauí, depois veio a Difusora, que é do fundador da Rádio Educadora de Parnaíba e fundador da Rádio Difusora de Teresina, juntamente com a sociedade daquele município e da nossa capital, chamava-se Alcenor Sérgio Madeira.

Nenhum comentário: