terça-feira, maio 07, 2013

Parnahyba X River: decisão inédita no futebol piauiense

Zé Rodrigues, esperança de gol do Parnahyba
River-PI e Parnahyba farão uma decisão inédita do Campeonato Piauiense. Desde 1941, quando a Federação de Futebol do Piauí (FFP) passou a existir e organizar a competição, os dois times nunca se encontraram em uma final de Estadual. Será o confronto entre o clube mais antigo do Estado - o Tubarão - e o mais vencedor - o Galo.

Na era profissional do Campeonato Piauiense, River-PI e Parnahyba conquistaram 31 títulos estaduais. O Galo tem 27, enquanto o Tubarão tem quatro.

O ano em que os dois clubes chegaram mais perto de uma final foi 2004. Naquele campeonato, River-PI e Parnahyba decidiram o título do primeiro turno da competição. Com um empate e uma vitória, o Tubarão levantou a taça. No segundo turno, o time azulino passou pelo Flamengo-PI também com um empate e uma vitória e levantou a taça vencendo os dois turnos do Estadual. O Galo, por sua vez, terminou como vice-campeão na soma dos pontos.

Anderson Kamar comemora gol do River
Um confronto direto entre os dois times em uma decisão de Campeonato Piauiense nunca aconteceu. A chegada do Parnahyba à final manteve uma escrita que já dura 11 anos: ter pelo menos um time do interior na decisão. Nesse período, sete títulos ficaram com times "caipiras". Em 2013, outro detalhe chama atenção: os três clubes da capital - Flamengo-PI, Piauí e River-PI - foram às semifinais depois de uma década.

Mesmo tendo enfrentando vários problemas financeiros durante os primeiros meses de 2013, com atrasos de salários e duas greves de jogadores - que chegaram a ameaçar não entrar em campo nas rodadas finais do Campeonato Piauiense -, o Parnahyna vai em busca do bicampeonato no ano de seu centenário. Quanto ao River-PI, volta a decidir o Estadual seis anos após ter conquistado o título estadual contra o Barras em 2007.

Líder da fase de classificação do Campeonato Piauiense, o River-PI chega à final da competição cansado, mas com a vantagem do empate na prorrogação na decisão, caso seja necessária. O time foi derrotado na partida de volta contra o Piauí, de virada, e de forma dramática conseguiu empatar em 0 a 0 no tempo extra. Já o Parnahyba conseguiu reverter a vantagem do primeiro jogo da semifinal, vencendo o Flamengo-PI duas vezes, no tempo normal e na prorrogação.

Aranha, segurança na defesa da meta do Tubarão
O primeiro jogo da final do Campeonato Piauiense deve acontecer no próximo domingo (12), no Estádio Mão Santa, em Parnaíba. O jogo de volta será realizado no domingo seguinte, dia 19 de maio, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

O Parnahyba, que comemora o seu centenário de fundação este ano (o clube mais antigo do Piauí em atividade), atual campeão piauiense, luta pelo décimo segundo título piauiense e pelo pentacampeonato depois da unificação das ligas.

Na sua história estão 7 títulos da Liga Parnaibana e 4 títulos da era da Federação de Futebol do Piauí. Fundado em 1 de maio de 1913 o time Azulino disputa competições desde o ano de 1916, ficando de fora do Estadual de 1941 a 1968. Apesar da Federação de Futebol ser instituída somente em 1941, haviam as ligas de Parnaíba e Teresina onde a Liga de  Parnaíba (Liga Piauiense de Esportes Terrestres) era a que estava filiada à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

A partir de um decreto de lei nº 3.199 assinado pelo presidente Getúlio Vargas que decretou a criação do Conselho Nacional de Desportos, começou a definição pela supremacia do futebol piauiense. Cada Estado deveria ter apenas uma federação e essas seriam nas capitais. Com isso, o time parnaibano só voltaria às competições oficiais no ano de 1968, passando 28 anos sem participar do Piauiense.

Edição: jornaldaparnaiba.com | Com informações de João Henrique Bezerra/G1

Nenhum comentário: