sexta-feira, maio 03, 2013

MP recomenda o cumprimento da Lei de Transparência em Parnaíba

Promotor de Justiça da Comarca de Parnaíba,
Dr. Antenor Filgueiras Lôbo Neto
O Ministério Público do Estado do Piauí por meio do Promotor de Justiça da Comarca de Parnaíba, Dr. Antenor Filgueiras Lôbo Neto, enviou à órgãos públicos do município de Parnaíba, a recomendação que trata da Lei Federal nº 12527, de 18 de novembro de 2011, mais conhecida como a “Lei da Transparência”.

Na recomendação, o membro do Ministério Público, se baseia no Artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal (CF), que dispõe sobre o acesso à toda e qualquer informação por parte dos órgãos públicos.

A Lei Federal nº 12527, de 18 de novembro de 2011, trata sobre as parcelas dos recursos públicos recebidos pela União, Estado e Municípios, e à sua destinação, tal como em consonância com o princípio da publicidade e os demais que regem a administração pública.

O promotor Antenor Filgueiras ressalta ainda em sua recomendação que é dever do estado, garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

A recomendação solicita que o prefeito do município de Parnaíba e a presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, promovam a divulgação em local de fácil acesso, em locais oficiais da rede mundial de computadores, obedecendo ao que está descrito no texto do artigo 8º, parágrafo 2º, da Lei nº 12.527/2011, informando registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público.

Deverá haver também, registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros; registros de despesas; informações acerca de procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos celebrados; dados gerais sobre programas e ações, projetos e obras de órgãos e entidades; respostas e perguntas da sociedade.

Matérias relacionadas:

jornaldaparnaiba.com | Tacyane Machado/Proparnaiba

Nenhum comentário: