terça-feira, maio 07, 2013

Dom Felipe Benito Condurú Pacheco, primeiro Bispo Diocesano de Parnaíba

Dom Felipe Benito Condurú Pacheco
Dom Felipe Benito Condurú Pacheco nasceu em São Bento na Paraíba no dia 18 de julho de 1892 — faleceu em 1 de outubro de 1972 em São Luis, mas seu corpo está sepultado em Parnaíba na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, logo depois da entrada na parede do lado esquerdo. Dom Felipe foi o primeiro Bispo da Diocese de Parnaíba.

Em 16 de dezembro de 1944, pela Bula Papal de Pio XII, foi criado o Bispado de Parnaíba. instalação canônica se deu à 8 de setembro de 1945, Festa da Natividade de Nossa Senhora. No dia 07 de fevereiro de 1946 tomou posse como primeiro Bispo Diocesano de Parnaíba o Exmo. Sr. Dom Felipe Condurú Pacheco. Dom Felipe veio transferido de Ilhéus – BA e ficou na frente da Diocese até 17 de janeiro 1959.

Dom Felipe foi ordenado presbítero em 21 de novembro de 1915 e Bispo no dia 06 de julho de 1941. Também era escritor e sua obra mais conhecida é “História Eclesiástica do Maranhão”.

Dom Felipe Condurú foi recebido festivamente pelos parnaibanos. A foto ao lado é atribuída ao dia de sua chegada, 7 de fevereiro de 1946,quando de fato, assumiu o bispado.

Segundo o pesquisador Pe. Cláudio Melo em "Diocese de Parnaíba: 50 anos de história", Dom Felipe pediu renúncia ao ofício de bispo a fim de cuidar melhor de sua mãe, que se encontrava muito debilitada no Maranhão! Mais um exemplo de desapego ao poder!


Seu Lema Episcopal: Omnibus omnia
Lapide do túmulo de Dom Felipe Condurú Pacheco, 1º Bispo Diocesano de
Parnaíba (PI)  na Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça
jornaldaparnaiba.com
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

4 comentários:

Batista Rios disse...

Sou grato ao Jornal da Parnaíba pela postagem acerca do nosso Bispo Dom Felipe. Conheci-o em 1953 quando aluno da Escola Onze de Outubro. Esta Escola se situava onde hoje funciona as atividades de secretaria e outros atividades da Diocese de Parnaíba estruturada já nresta gestão do nosso Dom Alfredo. Saudades. Muita. Batista Rios

Prof. Hermerson Saulo disse...

Segundo o pesquisador Pe. Cláudio Melo em "Diocese de Parnaíba: 50 anos de história", Dom Felipe pediu renúncia ao ofício de bispo a fim de cuidar melhor de sua mãe, que se encontrava muito debilitada no Maranhão! Mais um exemplo de desapego ao poder!

keu731 disse...

Olá prof. Hermerson!beou André e estou fazendo uma pesquisa sobre D. Francisco de Paula que foi o bispo que ordenou dom Felipe Conduru no Maranhão em 1915. Ele escreveu um livro sobre dom Francisco na década de 1940. Vc saberia me informar como posso fazer para ter acesso aos rascunhos das suas obras? Há uma carta que minha bisavó escreveu para d Francisco que eu gostaria de obter uma cópia ! Obrigado

Unknown disse...

D. Felipe não teria nascido em São Bento, Estado do Maranhão?