terça-feira, maio 07, 2013

Diretores da ZPE Parnaíba trocam experiências com a ZPE Pecém

Dinarte Porto,  Eduardo Macêdo e Mirocles Veras
Os diretores da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras e Dinarte Porto, reuniram-se com o presidente da ZPE Pecém (CE), Eduardo Macêdo, e o diretor técnico, Marcelo Costa, na segunda-feira (6), em São Gonçalo do Amarante. O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência do processo de alfandegamento da ZPE Pecém, que foi a segunda do país a ser autorizada pela Receita Federal.

De acordo com o diretor presidente da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, a troca de informações é fundamental para a implantação do alfandegamento da ZPE Parnaíba. “A Receita Federal visitou nossas instalações para dar início ao processo de alfandegamento. Sabemos que é um processo complexo, por isso estamos nos informando. Em Pecém, conhecemos o sistema de segurança, o sistema de entrada e saída de pessoas, a estrutura física e as dificuldades encontradas pela Administração”, explicou.

A Companhia Administradora da ZPE Parnaíba está trabalhando para que o alfandegamento e a estrutura física do empreendimento sejam concluídos paralelamente. Atualmente, duas empresas têm projetos de instalação aprovados pelo Conselho Nacional de ZPEs, são a Vegeflora e a KTA Frutas, ambas do Grupo Centroflora.

ZPE instalada no Porto do Pecém no estado do Ceará
As companhias que se instalam em ZPEs têm tratamento tributário especial, mas precisam obter com exportações, no mínimo, 80% de sua receita bruta total. Os incentivos fiscais incluem suspensão de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins na aquisição de bens e serviços a serem usados na produção e, quando importados, ficam isentos também de Imposto de Importação e do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.

Os benefícios incluem ainda a suspensão de tributos na aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados incorporados ao ativo da empresa. As companhias em ZPE também podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas suas exportações. O prazo de vigência dos incentivos previstos para uma empresa em ZPE é de até 20 anos, prorrogável por igual período.

Clique AQUI e leia matérias relacionadas.

jornaldaparnaiba.com | Com informações da ZPE de Parnaíba

Nenhum comentário: