sábado, abril 06, 2013

Vereador visita Hospital Dirceu para conhecer sua realidade

Vereado é recebido por funcionários do HEDA
O Vereador Bernardo Rocha (PSC) esteve na manhã desta sexta-feira dia (05), visitando as instalações do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O vereador foi conferir “in loco” a realidade daquele hospital regional. Na oportunidade o vereador foi recebido por dois funcionários da administração, Paulo e Hilma.

Paulo destacou que o hospital atende diariamente de 90 a 180 pacientes, inclusive de cidades vizinhas do Piauí, Maranhão e Ceará, totalizando mais de 42 municípios que recebem atendimento do HEDA. Para Paulo os recursos para a manutenção é pouco, o Heda recebe cerca de 620.000,00 (Seiscentos e vinte mil reais). Apesar de pouco recurso o hospital vem realizando alguns investimentos para garantir ampliação dos atendimentos, como ampliação do serviço de obstetrícia com 8 leitos pré-partos e 12 leitos e enfermaria pós parto, uma U.T.I. neonatal com 22 leitos, reforma do centro cirúrgico que em quinze dias voltará a funcionar com cirurgias ortopédicas de alta complexidade já que estão sendo feitas de média complexidade.

Paulo ressaltou que a função do Hospital Dirceu é de urgência e Emergência e está atendendo a parte ambulatorial por falha dos PSF’s que não funcionam devidamente e que 50% dos casos atendidos no HEDA poderia ser resolvido em um simples PSF. Como é o caso de pediatria que não funciona na rede municipal de saúde, isso sobrecarrega o serviço de pediatria do hospital.

Bernardo visitou as instalações e conheceu de perto a estrutura ficou bastante satisfeito com que viu e detectou que o hospital precisa de uma área especifica pra doenças infectocontagiosas, à noite Bernardo Rocha usou seu espaço na sessão da câmara municipal para relatar a visita e apresentou um requerimento verbal solicitando que a comissão de saúde e promoção humana e a comissão de obras infraestrutura realize uma visita ao Hospital Dirceu faça um relatório e apresente ao governo do estado solicitando melhorias para aquele hospital.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: