sexta-feira, abril 26, 2013

Sem prestígio junto a CBF, Piauí e Maranhão só participarão do Nordestão em 2015

Piauí e Maranhão não pertencem ao Nordeste no mapa da
Confederação Brasileira de Futebol
Os dois estados tem movimentado bastante o futebol do Nordeste brasileiro, mas sem prestígio suficiente para colocar dois representantes na Copa Nordeste.

Desde que as os times do Nordeste foram reunidos para fazer disputas regionais, Piauí e Maranhão historicamente sempre ficavam fora, tudo por conta do "mapa geográfico" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Neste mapa, Piauí e Maranhão estavam nas disputas do Norte. No entanto, em 2015, ao que tudo indica, o "erro" histórico será reparado com as duas federações, que vão finalmente integrar a competição, fazendo assim, pela primeira vez, parte da Copa Nordeste.

Após reuniões com os representantes da Liga de Futebol do Nordeste e membros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atual presidente da Federação de Futebol (FFP), Cesarino Oliveira, confirmou a participação do Piauí na competição. "O Piauí terá direito à divisão da parte financeira e tudo que o Bahia, o Sport, o Ceará tiverem direito, os nossos representantes também terão direito", afirmou.

No início do mês, um grupo de torcedores piauienses entrou com uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) para que a vaga das equipes piauienses fosse assegurada no campeonato do próximo ano. O presidente da FFP explica que ainda não será possível a participação no próximo ano, mas que tudo será resolvido em 2015.

O Artigo 5º do Estatuto do Torcedor, que trata sobre o regulamento das competições, deixa bem claro que alterações só podem ser realizadas no regulamento após dois anos de existência da competição. "Não é como convidado. Está acertado que o Piauí participa em 2015. É preciso confirmar o regulamento 2013/2014, já que não houve competição em 2012, e pelo estatuto do torcedor é necessário que o regulamento seja válido por dois anos para que possa ser modificado", afirmou o presidente.

O futebol piauiense faz parte do Norte do país há aproximadamente 30 anos, pelo mapa geográfico da CBF. O futebol tinha sua própria divisão regional com Piauí e Maranhão fazendo parte do Norte e São Paulo e Rio de Janeiro formando todo o campeonato do Sul. Mas aos poucos, os limites geográficos no futebol estão se realinhando.


Matérias relacionadas:

Nenhum comentário: