sexta-feira, abril 12, 2013

Porto das Barcas, Parnaíba - Patrimônio Histórico do Piauí

Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas em Parnaíba
A origem da Cidade de Parnaíba está diretamente ligada à localidade do Porto das Barcas. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel.

Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha.



O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local da Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas (devido à grande movimentação de embarcações), que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila.

Em 1761 foi criada a Vila de São João da Parnaíba, posteriormente transferido do lugar Testa Branca, primeira sede, para o Porto das Barcas. O Porto, marco da fundação da cidade, continuou a desempenhar papel preponderante na economia da região, sendo construídos imensos armazéns

utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Por volta de 1940, com a queda dos preços da cera de carnaúba e do babaçu no mercado internacional, começou a decadência da exportação para o mercado externo. O advento das rodovias levou a cidade de Parnaíba a uma posição de isolamento, devido ao enfraquecimento da navegabilidade do rio Parnaíba. A restauração do Porto das Barcas contribuiu para fazer reviver os bons tempos de sua movimentação. Onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de área de lazer e turística.

Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: