quarta-feira, março 20, 2013

Matadouro de Parnaíba poderá ser inaugurando no aniversário da cidade


Na programação que está sendo elaborada pela Prefeitura de Parnaíba para o aniversário de Parnaíba, 14 de agosto, estão fazendo todos os esforços para incluir a inauguração do matadouro municipal de Parnaíba, obra realizada com recursos de emenda de bancada conseguida pelo saudoso Antonio José Moraes Sousa, quando ainda era deputado federal e aporte de recursos próprios da prefeitura.


A construção do matadouro que já se arrasta por mais de três anos, apesar de estar praticamente pronto, inclusive com as máquinas e equipamentos já no local, para que seja liberada para inauguração pelo prefeito municipal Florentino Veras Neto, ainda tem algumas pendências, dentre elas, o repasse de recurso para a empresa construtora Marca Engenharia Ltda que se encontram disponíveis na Caixa Econômica Federal, órgão repassador dos recursos, mas que por entraves entre prefeitura e caixa a fatura final destinada a empresa ainda não foi repassada.

Dados do abatedouro
O abatedouro foi construído em uma área total de 100 hectares, onde mais de 1,2 milhão de reais (R$ 889.586,25 para as obras civis e mais R$ 310.413,75 para a compra de equipamentos) foram investidos na edificação do prédio principal, alem dos currais e lagoas da estabilização. Constam ainda no abatedouro, casa de salga, graxaria, casa de caldeira e área de apoio com banheiro, refeitório e sala de fiscalização, 6 currais para grandes animais, 4 para animais de pequeno porte e para animais doentes e lagoas de estabilização onde se dará o tratamento dos dejetos. Cerca de 150 animais de grande porte e mais 150 animais de pequeno porte, deverão ser abatidos por dia em um turno.

A área onde está localizado o matadouro fica nas imediações do Posto da Policia Rodoviária Federal, em direção a Buriti dos Lopes, na BR 343 (Rodovia Governador Alberto Silva) e fica a 21 km de distância do aeroporto, seguindo as exigências prescritas em lei. O terreno foi doado à Prefeitura de Parnaíba pela Superintendência do Patrimônio da União.

Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: