quarta-feira, janeiro 23, 2013

Macapá e Barrinha, jóias do litoral piauiense

Além do turismo,os moradores de Macapá sobrevivem
a pesca (Foto:Catarina Santiago)
Luis Correia e Cajueiro da Praia contam com o maior número de praias propícias para banho e para a prática de esportes náuticos do Piauí.

Localizado numa estreita faixa costeira, mas rico em belezas naturais, o litoral piauiense é conhecido como um dos mais bonitos e preservados cenários praianos do Brasil. As praias pertencente aos municípios de Luis Correia e Cajueiro da Praia são as mais propícias para banho e para a prática de esportes náuticos, atraindo turistas que procuram tranquilidade e belas paisagens.

Só em Luis Correia, são sete praias oferecendo, cada uma, um conjunto de prazeres. Para quem procura um contato maior com a natureza, orla larga para caminhadas, própria para banho e adequada para a prática de esportes náuticos como canoagem e kitesurf, a pedida é a praia de Macapá, que por ser localizada a 27km de Luis Correia, serve de recanto para os turistas que buscam sossego. O acesso a Macapá é feito pela PI-116.   
Prática do kit-surf é comum na praia de Macapá
(Foto: Catarina Santiago)

Francisco Pereira da Silva, 48 anos, natural de Teresina, visita há mais de 15 anos o litoral piauiense e prefere a praia de Macapá pela tranquilidade. “Sempre que venho a Luis Correia fico em Macapá, conheço todas as praias daqui, mas prefiro Macapá por causa da tranquilidade”, afirma.

Já Cristiane Antunes de Sousa, 30 anos, natural de Curitiba, ressalta a água limpa como ponto forte de Macapá.  “Vim conhecer o litoral do Piauí por causa do meu marido, que é piauiense. Achei muito lindas as praias. Conheci Atalaia, Coqueiro, para mim não tem defeito, mas gostei muito de Macapá porque a água daqui é bem limpinha, para quem tem criança pequena é uma maravilha”, destaca a turista.

Barrinha (Foto: Catarina Santiago)
Mas quem tiver disposição para se aventurar pelo litoral do Piauí e quiser se deslumbrar com a sua beleza, não pode deixar de visitar o Povoado de Barrinha, localizado entre a famosa praia de Barra Grande, conhecida por seus ventos constantes e por ser muito procurada por kitesurfistas e a cidade de Cajueiro da Praia, que faz divisa com o Ceará.

Barrinha é uma aldeia de pescadores muito charmosa, com casas coloridas e fachadas decoradas com flores, paisagens de tirar o fôlego e praias pouco exploradas. O povoado fica a cerca de 66 km de Parnaíba e seu acesso pode ser feito via Luis Correia. Além de Barrinha, o município de Cajueiro da Praia oferece outras belezas como a praia Ponta do Saco que abriga sítio arqueológico tombado pelo Iphan e as praia de Ilha Dantas e  Itam, de onde se pode  observar a presença do peixe-boi, animal em extinção, adotado por Cajueiro como símbolo.

Pousada na Praia da Barrinha
Tal é o compromisso dos cajueirenses com o peixe-boi que, desde 2003, o mamífero está, oficialmente, sob proteção municipal, o que foi conseguido através da criação da Lei 51, de 12 de março de 2003. Atualmente, Cajueiro da Praia tem cerca de 20 peixes-bois vivendo em suas proximidades. Além da proteção estatal, o mamífero conta com o trabalho do Projeto Peixe-Boi Marinho, executado pelo Centro Mamíferos Aquáticos/Ibama, em co-gestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio oficial da Petrobras. 

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Catarina Santiago

Nenhum comentário: